Início  Notícia  Abrasel propõe instalação da seccional Gostoso

Abrasel propõe instalação da seccional Gostoso

Setor: Turismo.


Publicada: 14/05/2021



A maratona de reuniões de capacitação online para empresários e empreendedores chega ao seu terceiro dia na quarta-feira, 12 de maio de 2021, com tema voltado ao setor de comidas e bebidas da cidade. A participação da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) na Semana de Empreendedorismo trouxe a proposta de criar uma seccional da entidade em São Miguel do Gostoso e unir estabelecimentos gastronômicos em torno de um objetivo comum.

Diretor da Abrasel nacional, o jornalista e empresário, Max Fonseca, apresentou aos participantes do evento o histórico da entidade e sua trajetória até o cargo mais alto da associação. Explica também que a Abrasel foca seus esforços em três frentes distintas: equipes internas, empresariado e representatividade política do setor de bares e restaurantes.

As inovações tecnológicas trouxeram a Rede Abrasel, espécie de rede social para empresários e colaboradores do segmento. Da mesma forma, a Ava, assistente virtual com inteligência artificial que esclarece mais de 10 mil dúvidas sobre o setor com respostas em texto, indicação de cursos e entrega de documentos, como manuais e leis que complementam a explicação.

Segundo Max, o diferencial da associação é a representatividade e influência política da entidade, além da capilaridade alcançada na opinião pública. Cita exemplos de campanhas em benefício do setor como o manifesto “Simplifica Brasil”, “Precisamos rachar a conta” e “Mastercard, pare com isso”, com grande repercussão na mídia. “O gestor só, não faz, ele é apenas um canal. É preciso união para fortalecer o segmento e atingir objetivos”, ressalta.

A proposta de criar a seccional Gostoso da Abrasel surge no momento em que apenas um dos 78 estabelecimentos gastronômicos da cidade é filiado à associação. São necessários 16 membros para fundar a sucursal. “A intenção de promover um festival gastronômico em Gostoso esbarra no relacionamento incipiente com a entidade representativa”, desabafa a secretária de Turismo, Janielle Linhares.

O presidente da AEGostoso, Fábio Pereira, destaca em sua fala que a mentalidade unificada está sendo construída entre os empresários da cidade e uma recente pesquisa com os membros demonstra essa abertura. Para Max Fonseca, “todo trabalho da Abrasel é para melhorar o ambiente empreendedor, onde quer que ela esteja”. A maratona de eventos online segue cumprindo seu objetivo.