Início  Notícia  Feira Agroecológica e da Economia Solidária comemora 15 anos em Gostoso

Feira Agroecológica e da Economia Solidária comemora 15 anos em Gostoso

Setor: Assistência Social.

Publicada: 13/10/2021

A agricultura familiar esteve em festa na última sexta-feira, 08 de outubro de 2021, em São Miguel do Gostoso. O aniversário da Feira Agroecológica e da Economia Solidária aconteceu na Avenida dos Arrecifes, em frente à antiga Escola Estadinho, marcando os 15 anos da atividade em nosso município. A presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, entre outras autoridades, abrilhantou ainda mais o evento.

A comercialização de hortaliças, frutas, verduras, comidas típicas e produtos artesanais movimenta a economia local e gera renda aos agricultores familiares da zona rural do município e da região. Incentivados pelo Projeto de Feiras da Agricultura Familiar, lançado pelo Governo do RN, os integrantes da Rede Xique Xique de São Miguel do Gostoso receberam dez barracas para utilização no mercado informal da cidade.

A Feira Agroecológica e da Economia Solidária acontece toda segunda-feira integrada à feira livre municipal e a partir de agora ganha um segundo dia de funcionamento. Os consumidores poderão adquirir produtos orgânicos e artesanais oriundos da agricultura familiar nas sextas-feiras em frente a Escola Estadinho. “Essa é uma ocasião marcante e simbólica para a economia solidária, onde a força e empoderamento sentidos pelos nossos agricultores e agricultoras transparece em cada olhar”, afirmou Katiana Barbosa, organizadora do evento.

O momento festivo teve apresentações culturais, estandes com produtos da agricultura familiar, apresentação da moeda Gostoso e Banco Solidário, comerciantes vindos da zona rural do município e até de Natal, além de algumas surpresas. Durante o evento foram entregues equipamentos ao Coletivo Batuque Feminista, para geração de renda às mulheres jovens pela Sethas, e a deputada estadual, Isolda Dantas, entregou emenda parlamentar no valor de 50 mil reais para compra de um veículo para a Secretaria de Assistência Social.

Estiveram presentes, além das já citadas governadora do Estado e deputada, Isolda Dantas; o vice-governador, Antenor Roberto; o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima; a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira; o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha; o vice-prefeito, João Eudes; e o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Martiniano.