Início  Notícia  Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 são aplicadas em Gostoso

Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 são aplicadas em Gostoso

Setor: Saúde.


Publicada: 20/01/2021



 

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, foi o dia escolhido para a fase inicial da vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Miguel do Gostoso. A primeira pessoa imunizada, a dentista de 73 anos, Maria do Carmo Medeiros Alves, mais conhecida como Dra. Carminha, estava agradecida e confiante. O secretário de Saúde, Hugo Monteiro, e a primeira-dama, Geovânia Santana, acompanharam de perto o ritual simbólico realizado na Coordenação de Saúde do Município.

O primeiro grupo da vacinação prevê a imunização dos profissionais de saúde em exercício que atuam na linha frente do combate a Covid-19. Ao todo o município recebeu 78 doses da vacina que contemplam esses profissionais. A segunda dose será administrada em 28 dias para cumprir o tratamento nesses mesmos trabalhadores.

O secretário de Saúde, Hugo Monteiro, destaca que a quantidade de doses recebida nesse momento não é suficiente para atender todo público previsto na primeira fase da vacinação, porém à medida que forem chegando novos carregamentos, todos serão imunizados. O município desenvolveu um Plano de Operacionalização para Vacinação Contra a Covid-19, onde organiza estratégias e cronograma de imunização da população de Gostoso.

Seguindo as normas e orientações dos Planos Nacional e Estadual, a Secretaria de Saúde imuniza seus profissionais para cuidarem dos demais com segurança. Logo em breve serão divulgadas mais informações a respeito desse processo, assim como datas e locais de vacinação para o grande público.

O secretário reforça a importância do cadastramento digital prévio da população através do site “RN + Vacina” no link https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/ e a manutenção dos cuidados básicos com a biossegurança. A meta primária é que, até sexta-feira, 22 de janeiro, todos os profissionais de saúde em atuação na linha de frente do município recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.