Início  Notícia  Prefeito Renato de Doquinha prestigia a Oficina de Formação do Algodão Agroecológico Potiguar em Gostoso

Setor: Agricultura.

Publicada: 05/06/2024

Na manhã desta quarta-feira, 05 de junho de 2024, a comunidade da Baixinha dos França, na zona rural de São Miguel do Gostoso, recebeu o 2º módulo da Oficina de Formação do programa Algodão Agroecológico Potiguar. O evento contou com a presença do prefeito Renato de Doquinha, que reafirmou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável da agricultura local. Realizada em parceria com a Emater/RN e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), a oficina teve o apoio total da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e beneficiou diversos agricultores familiares e produtores rurais do município.

Lançado em dezembro de 2021, o programa Algodão Agroecológico Potiguar é a maior iniciativa do Brasil dedicada à cultura do algodão com bases agroecológicas. Este projeto visa promover práticas sustentáveis que respeitam o meio ambiente, melhoram a qualidade de vida dos agricultores e fortalecem a economia local. A oficina, originalmente prevista para o dia 29 de abril, precisou ser adiada devido às intensas chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

"O Algodão Agroecológico Potiguar representa uma mudança significativa para a nossa comunidade rural. Este programa não apenas fortalece a agricultura familiar, mas também promove práticas que respeitam e protegem nosso meio ambiente. É uma honra ver São Miguel do Gostoso se destacando neste cenário", ressalta o prefeito Renato, destacando a importância do programa para o município.

A cultura do algodão tem uma longa história no Brasil, especialmente no Nordeste, onde o clima semiárido é propício para o cultivo. Nos últimos anos, a adoção de práticas agroecológicas tem ganhado destaque, oferecendo uma alternativa mais sustentável e lucrativa para os produtores. O algodão agroecológico não utiliza agrotóxicos nem fertilizantes químicos, o que resulta em um produto mais saudável para o consumidor e menos impactante para o meio ambiente.

"A parceria entre a prefeitura, Emater/RN e Sedraf/RN é fundamental para o sucesso deste programa. Estamos fornecendo o conhecimento e os recursos necessários para que nossos agricultores adotem práticas mais sustentáveis e aumentem sua produtividade de forma responsável", enfatiza o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira.

Programas como o Algodão Agroecológico Potiguar são essenciais para promover o desenvolvimento sustentável no campo, garantindo que os agricultores familiares tenham acesso a tecnologias e práticas que lhes permitam crescer economicamente sem comprometer os recursos naturais. Além disso, iniciativas desse tipo contribuem para a fixação das famílias no campo, reduzindo o êxodo rural e promovendo o bem-estar das comunidades.

O segundo módulo da oficina realizada na Baixinha dos França é um passo importante para consolidar a cultura do algodão agroecológico na região, oferecendo capacitação e apoio técnico aos agricultores. A expectativa é que, com o avanço do programa, São Miguel do Gostoso se torne um polo de referência em práticas agroecológicas no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil.

O compromisso da prefeitura e a participação ativa das comunidades rurais são sinais claros de que o futuro da agricultura em São Miguel do Gostoso será cada vez mais sustentável e promissor. Nossos agradecimentos à governadora Fátima Bezerra e sua política de incentivo à produção agrícola e às famílias do campo em nosso Estado.