Início  Notícia  Baixinha dos França é exemplo de produtividade agroecológica: Agricultura Familiar floresce com apoio da Prefeitura

Setor: Agricultura.

Publicada: 31/07/2023

Agricultura familiar tem sido o carro-chefe no plantio consorciado de algodão e feijão no Distrito da Baixinha dos França, localizado no município de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Há dois anos, a região tem experimentado uma experiência de sucesso com o cultivo agroecológico de algodão, produzindo sem a utilização de adubos químicos e agrotóxicos.

O êxito nessa empreitada se deve, em grande parte, ao compromisso da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, liderada pelo prefeito Renato de Doquinha, que aceitou o contrato de comodato de parceria com o Governo do Estado do RN, em cooperação com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte), através da Secretaria de Agricultura e Pesca do município.

O secretário de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira, expressou sua gratidão ao prefeito Renato, destacando sua confiança e apoio ao potencial dos agricultores familiares da região. "Muito obrigado, prefeito Renato, continue colaborando e acreditando no nosso potencial e prestigiando as famílias da Agricultura Familiar", declarou.

Esse sucesso é resultado de uma série de esforços coordenados entre diferentes instituições. O Programa de Corte de Terra Municipal tem desempenhado um papel fundamental, proporcionando o suporte necessário para a preparação adequada do solo. Além disso, a assistência técnica oferecida pela Secretaria de Agricultura e Pesca tem sido de extrema importância para garantir o correto manejo das culturas.

A Prefeitura também tem desempenhado um papel crucial ao fornecer transporte para as atividades relacionadas à agricultura agroecológica e ao colaborar com a doação das sementes, uma iniciativa vinda do Governo do Estado do RN. Essas parcerias têm sido fundamentais para fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento agrícola no município de São Miguel do Gostoso.

A participação da Emater, por meio do importante interesse de Hildemar Peixoto, coordenador da COPE (Coordenadoria de Planejamento e Execução) da EMATER-RN, também tem sido significativa para alcançar esses resultados notáveis. A sinergia entre as instituições e o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar têm se mostrado decisivos para enfrentar desafios como a baixa precipitação pluviométrica na região, solos profundos sílico-argilosos e recursos financeiros limitados.

O vice-prefeito, João Eudes, tem sido uma figura constante no reforço e apoio às parcerias, trabalhando em conjunto com o SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) para valorizar o trabalho da equipe da SEAPESC (Secretaria de Agricultura e Pesca) e buscar benefícios adicionais para o desenvolvimento contínuo da Agricultura Familiar no município.

"Com as bênçãos de Deus, principalmente", complementa o relato, enfatizando a importância da fé e da responsabilidade com que as famílias da Agricultura Familiar têm conduzido suas atividades agrícolas.

O exemplo de produtividade agroecológica do Distrito da Baixinha dos França, em São Miguel do Gostoso, é um caso inspirador de como a parceria entre o poder público, instituições e a dedicação dos agricultores familiares pode resultar em avanços significativos na produção agrícola sustentável e no fortalecimento da comunidade rural. O compromisso contínuo com esses esforços certamente abrirá portas para um futuro promissor para todos os envolvidos nesse importante setor da economia local.