Início  Notícia  Capacitação de Entrevistadores do Cadastro Único em São Miguel do Gostoso: Aprimorando o Atendimento Social na Região

Setor: Assistência Social.

Publicada: 24/04/2024

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), e o Governo do RN, através da SETHAS, está promovendo um encontro territorial de grande importância para a região litorânea do Mato Grande. O evento, que ocorre de 23 a 26 de abril de 2024, reúne colaboradores dos municípios de São Miguel do Gostoso, Touros e Rio do Fogo com o propósito de capacitar os entrevistadores do Cadastro Único.

O encontro teve início na terça-feira (23) e está sendo realizado no Centro de Cultura da cidade. A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Assistência Social, Paulo Cesar Martiniano, que destacou a importância do treinamento para a melhoria do atendimento à população.

Segundo o secretário Paulo Cesar, "A capacitação dos entrevistadores do Cadastro Único é fundamental para garantir um serviço de qualidade à população mais vulnerável de nossos municípios. Quanto mais preparados estiverem nossos colaboradores, melhor será a assistência que poderemos oferecer.”.

O objetivo principal do encontro é elevar a capacidade de atendimento dos trabalhadores do Cadastro Único, visando aprimorar a prestação de serviços sociais à população local. Com o treinamento intensivo ao longo de quatro dias, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas para a assistência social e aprender técnicas eficazes de entrevista e cadastramento.

Dados recentes do Cadastro Único no país mostram a relevância desse programa para a inclusão social. No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas estão cadastradas no sistema, sendo que, na região Nordeste, esse número ultrapassa os 15 milhões. Esses dados ressaltam a importância de investimentos em capacitação para garantir que o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade seja eficaz e eficiente.

A iniciativa de promover essa capacitação em São Miguel do Gostoso demonstra o compromisso das autoridades locais e estaduais com o aprimoramento dos serviços sociais oferecidos à população. Espera-se que, ao final do encontro, os entrevistadores estejam mais preparados para lidar com as demandas sociais de suas comunidades, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.