Início  Notícia  Demutran promove blitz educativa para reforçar segurança no trânsito em Gostoso

Demutran promove blitz educativa para reforçar segurança no trânsito em Gostoso

Setor: Transporte.

Publicada: 27/11/2023

Na última sexta-feira, 24 de novembro, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou uma blitz educativa voltada para conscientização dos condutores sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança.

A ação teve como objetivo promover uma maior conscientização sobre a necessidade desses acessórios fundamentais para a segurança no trânsito, visando a redução de acidentes e a preservação da vida dos condutores e passageiros. Durante a blitz foram utilizados bafômetros a título de orientação e experiência aos agentes de trânsito e dos motoristas, que puderam realizar o texto de alcoolemia em caráter educativo. Os resultados não geraram multa neste momento, apenas alerta aos positivados.

"Estamos empenhados em realizar ações que contribuam para um trânsito mais seguro em nossa cidade. A blitz educativa é uma forma eficaz de dialogar com a população e destacar a importância do uso de equipamentos de segurança, como o capacete e o cinto de segurança, que são cruciais para evitar lesões graves em casos de acidentes", ressaltou o diretor presidente do Demutran, Raimundo Moisés.

O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marcelo Maranhão, também enfatizou a relevância da ação para a construção de uma cultura de segurança no trânsito. "É fundamental que a população compreenda a responsabilidade individual na promoção de um trânsito mais seguro. A blitz educativa é um passo importante para sensibilizar os condutores sobre a importância do respeito às normas de trânsito e o uso correto dos equipamentos de segurança", declarou.

A blitz do Demutran contou com o apoio essencial do Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Cetran-RN) e da Polícia Militar, que contribuíram para o sucesso da operação, garantindo a ordem e a segurança durante a ação educativa. Vale a pena ressaltar que nestas abordagens não foram lavradas autuações nem apreendidos veículos, apenas orientações importantes aos condutores e esclarecimentos de dúvidas.

A Prefeitura reafirma o compromisso com a segurança viária e destaca a importância da participação ativa da comunidade nesse processo, respeitando as leis de trânsito e adotando práticas seguras no dia a dia. A realização de ações educativas como essa reforça o comprometimento da administração municipal em promover um trânsito mais seguro e consciente em São Miguel do Gostoso, dando a chance da adequação e mudança de hábitos antes de iniciar qualquer punição.