Início  Notícia  Gostoso promove Feira Agroecológica fortalecendo estratégias coletivas e protagonismo feminino

Setor: Assistência Social.

Publicada: 07/08/2023

A Rede Xique Xique de Comercialização Solidária, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), realiza a Feira Agroecológica e da Economia Solidária na principal avenida da cidade.

A feira, que ocorre todas as sextas-feiras das 7h às 12h, em frente ao antigo colégio Estadinho, na Avenida dos Arrecifes, é uma iniciativa que tem conquistado cada vez mais espaço na vida dos cidadãos de São Miguel do Gostoso e região. O ponto se destaca por oferecer produtos limpos e livres de agrotóxicos, promovendo assim uma alimentação saudável e sustentável para a população.

Um dos principais pilares desta iniciativa é o protagonismo feminino das agricultoras locais. A presença marcante das mulheres nas atividades agroecológicas e de economia solidária não apenas fortalece a economia local, mas também evidencia a importância do papel da mulher no desenvolvimento sustentável e na promoção de valores sociais e culturais.

A Associação Municipal de Agroecologia e Economia Solidária desempenha um papel crucial na organização e sucesso da feira. Através da cooperação entre diferentes atores, a associação tem conseguido criar um espaço de trocas, aprendizado e comercialização de produtos, enriquecendo a diversidade de opções oferecidas aos consumidores e promovendo a valorização do trabalho realizado por pequenos agricultores e empreendedores locais.

O foco da feira vai além da comercialização de produtos. Ela também desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos núcleos familiares presentes nos diversos assentamentos e povoados rurais do município. A produção de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também fortalece a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais.

A Feira Agroecológica e da Economia Solidária é um exemplo inspirador de como a cooperação, a sustentabilidade e o engajamento comunitário podem gerar resultados positivos para toda a sociedade. A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso reafirma o seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e o incentivo ao desenvolvimento local, valorizando a cultura, o trabalho e o potencial econômico de sua população.

A feira, que conta também com apoio da Emater-RN e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, é aberta a todos os interessados, moradores locais e visitantes. Convidamos a todos a participarem desse movimento em prol de um futuro mais saudável, justo e sustentável para São Miguel do Gostoso e suas comunidades rurais. Venha fazer parte dessa jornada!