Início  Notícia  NUCA participa de ação de conscientização ambiental em parceria com a Triibo Agrofloresta

Setor: Assistência Social.

Publicada: 26/09/2023

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Gostoso, participou de uma ação de conscientização e preservação do meio ambiente no último sábado, dia 23 de setembro de 2023. O evento ocorreu nas instalações da Triibo Agrofloresta, um estabelecimento que há seis anos se dedica ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais agroecológicos e permacultura em nossa cidade.

Com o intuito de promover a conscientização ambiental entre os jovens do município, o encontro foi marcado por uma palestra esclarecedora, proferida pelo casal proprietário da Triibo Agrofloresta, Jhon Broad e sua esposa, Jamile. Os facilitadores compartilharam conhecimentos valiosos sobre a agrofloresta, seus princípios e benefícios, ressaltando a importância de conservar o meio ambiente para as futuras gerações.

Após a explanação, os alunos do NUCA tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam. Na ocasião foram plantadas mudas de açaí, pau-brasil e jambo, contribuindo assim para o aumento da biodiversidade local e para a preservação das espécies. Além disso, os jovens puderam conhecer diversas variedades de árvores não brasileiras, ampliando seu repertório de conhecimento sobre a flora global.

A Triibo Agrofloresta, que está presente em São Miguel do Gostoso desde 2017, desempenha um papel fundamental na promoção da agrofloresta como um modelo agrícola sustentável e regenerativo. Além de suas atividades de produção, o estabelecimento se destaca pelo trabalho incansável de treinamento, formação e conscientização das técnicas de agrofloresta, contribuindo para a disseminação dessas práticas no município.

A agrofloresta, também conhecida como sistema agroflorestal, é um sistema agrícola que integra culturas de importância agronômica com plantas que fazem parte da floresta. Essa abordagem não apenas promove a produção de alimentos de forma sustentável, mas também desempenha um papel crucial na recuperação da vegetação e na melhoria da qualidade do solo.

O envolvimento ativo do NUCA nesse evento de conscientização ambiental reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso com a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. A administração municipal continuará a apoiar iniciativas que promovam a conscientização ecológica e incentivem práticas sustentáveis entre os jovens do nosso município.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso expressa sua gratidão à Triibo Agrofloresta por sua parceria valiosa e ao NUCA pelo engajamento exemplar na promoção da conscientização ambiental e da agrofloresta em nossa comunidade.

Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e saudável para todos os moradores de São Miguel do Gostoso.