Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso Inaugura Novo Dessalinizador no Assentamento Antônio Conselheiro

Setor: Gabinete.

Publicada: 02/05/2024

Na tarde da última terça-feira, 30 de abril de 2024, a comunidade do assentamento Antônio Conselheiro, em São Miguel do Gostoso, deu um passo significativo em sua jornada rumo à segurança hídrica. Em cerimônia oficial, a Prefeitura Municipal inaugurou um moderno dessalinizador, trazendo alívio e esperança para os moradores da região, que há tempos enfrentavam dificuldades de acesso à água de qualidade.

Essa conquista foi possível graças ao Programa Água Doce, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que busca ampliar o acesso à água potável em regiões áridas e semiáridas por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. No caso específico de São Miguel do Gostoso, o projeto foi concretizado com recursos viabilizados pelo então ministro do Desenvolvimento Regional, à época o deputado federal Rogério Marinho, hoje senador.

O prefeito Renato de Doquinha expressou sua gratidão ao ex-ministro, representado na cerimônia pelo seu assessor Washington Dantas, ressaltando a importância do equipamento para o município. "Este dessalinizador não é apenas uma máquina, mas sim um símbolo do compromisso em proporcionar qualidade de vida e dignidade para nossa população", enfatizou o prefeito.

A presença de diversos secretários municipais, como Leo de Doquinha (Esportes), Janielle Linhares (Turismo), Hugo Vieira (Saúde) e Assis Oliveira (Agricultura e Pesca), evidenciou a abrangência multidisciplinar desse projeto, que visa não apenas suprir as necessidades básicas de água, mas também promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades beneficiadas.

Além disso, a cerimônia contou com a participação da primeira-dama Geovania Santana e dos vereadores Beto de Agostinho, Adeilton Adalpe, Neném dos Morros e Neném de Lála, ressaltando o apoio integral das esferas políticas e sociais à iniciativa. O evento destaca o comprometimento conjunto em fornecer soluções eficazes para os desafios enfrentados pelas comunidades rurais do semiárido brasileiro.

Ao todo, 42 municípios do Rio Grande do Norte foram contemplados com sistemas de dessalinização, representando um investimento significativo na promoção da segurança hídrica e no bem-estar das populações locais. A implantação desses sistemas não apenas garante o acesso à água potável, mas também fortalece a resiliência das comunidades frente aos desafios climáticos.

A inauguração do dessalinizador no assentamento Antônio Conselheiro é um passo importante rumo à construção de um futuro mais próspero e sustentável para São Miguel do Gostoso e para toda a região do semiárido potiguar.