Início  Notícia  Pitstop da Prevenção promove conscientização do combate à Dengue

Pitstop da Prevenção promove conscientização do combate à Dengue

Setor: Saúde.

Publicada: 12/03/2024

Diante da urgência epidêmica da Dengue no Brasil, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu convocar todos os profissionais de saúde e demais instâncias intersetoriais para uma grande mobilização. A ação aconteceu na manhã do dia 9 de março de 2024, em frente ao Centro de Cultura, e contou com distribuição de folhetos explicativos e palavras de conscientização a respeito do combate ao Aedes Aegypti. O secretário de Saúde, Hugo Vieira, esteve presente e acompanhou o trabalho de perto.

Os profissionais de Saúde lotados no Setor de Endemias, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde e Equipes Saúde da Família estiveram diretamente envolvidos no Pitstop da Prevenção, e contaram com apoio do Demutran para organizar o trânsito no local. Uma mascote do Mosquito da Dengue participou da mobilizando trazendo informação de maneira lúdica e atraindo a atenção dos transeuntes e motoristas para o tema. Carros, motos, bicicletas e pedestres foram abordados para conscientização desta campanha.

Diversas ações foram realizadas ao longo da semana de mobilização do combate ao Aedes Aegypti, incluindo palestras e rodas de conversas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde do Município. A mobilização do último sábado foi o ponto alto destas atividades, com o envolvimento direto de todos os setores da saúde e participação do secretário municipal. “Viemos às ruas solicitar a população a atenção e ajuda no combate a este mosquito tão perigoso, que acarreta em arboviroses sérias como a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Com a colaboração de todos, conseguiremos vencer esta batalha”, destacou Hugo.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso tem empreendido um grande esforço no combate à Dengue, principalmente neste período chuvoso em que a proliferação do mosquito ocorre com mais facilidade. É necessário o engajamento da população nesta campanha, contribuindo com os cuidados básicos e denúncia de possíveis focos do Aedes Aegypti. “Estamos buscando prevenir para não precisar remediar depois. Participe conosco e preserve a saúde de todos”, finalizou o secretário.