Início  Notícia  Prefeitura de Gostoso celebra o Mês do Folclore com festa cultural na Escola Paulo Freire

Setor: Educação.

Publicada: 02/09/2023

O prefeito Renato de Doquinha prestigiou na última sexta-feira, 1º de setembro, o evento cultural "Agosto Mês do Folclore", realizado na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no assentamento Antônio Conselheiro. A ocasião teve como objetivo celebrar o Dia do Folclore, data que remete ao dia 22 de agosto, promovendo uma festa cultural repleta de atividades inspiradas nas riquezas do folclore brasileiro.

A diretoria da Escola Municipal Paulo Freire, juntamente com professores e alunos, promoveu uma verdadeira celebração à cultura popular brasileira. O evento contou com uma variedade de apresentações teatrais e de dança protagonizadas pelas crianças da escola, que esbanjaram talento e criatividade, trazendo à vida personagens e histórias do rico folclore do nosso país.

"O Agosto Mês do Folclore em nossa escola foi um verdadeiro sucesso, graças ao empenho de nossos alunos, professores e toda a comunidade escolar. Estamos orgulhosos de promover a cultura popular brasileira e de proporcionar às crianças essa oportunidade única de se envolverem com as tradições do nosso país", declarou com entusiasmo o diretor escolar, Eudivan Viana.

Além do empenho dos alunos, a festa cultural também contou com a participação ativa dos funcionários da escola, que contribuíram para a organização e realização do evento, e com o apoio caloroso dos pais e familiares dos estudantes. A presença e a colaboração de todos os envolvidos demonstram o compromisso da comunidade com a valorização das tradições culturais e a importância de proporcionar experiências enriquecedoras para as crianças.

O prefeito Renato de Doquinha não poupou elogios à iniciativa da escola e à dedicação dos alunos. "É emocionante ver nossas crianças envolvidas em atividades culturais como essas, que resgatam nossas raízes e promovem o fortalecimento do senso de identidade cultural. O folclore brasileiro é uma fonte inesgotável de inspiração e criatividade, e eventos como este estimulam o desenvolvimento das crianças de maneira lúdica e educativa", destacou o prefeito.

O folclore brasileiro é um tesouro cultural que abriga mitos, lendas, danças, músicas e manifestações populares que enriquecem a identidade nacional. A promoção de atividades culturais como esta não apenas preserva essas tradições, mas também contribui para o desenvolvimento das habilidades das crianças, estimula a imaginação, o trabalho em equipe, a expressão artística e a compreensão das diferentes culturas presentes em nosso país.

"Eventos como o Agosto Mês do Folclore são essenciais para enriquecer o currículo educacional de nossas crianças, estimulando não apenas a criatividade e o conhecimento cultural, mas também valores como respeito às tradições e à diversidade. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está comprometida em apoiar e promover atividades que contribuam para o crescimento intelectual e cultural de nossos jovens cidadãos", afirmou o secretário de Educação, Franklin Albert.

A SEMEC parabeniza a Escola Municipal Paulo Freire, seus professores, alunos, funcionários, pais e familiares pela belíssima iniciativa e pelo compromisso em cultivar o amor pelo folclore brasileiro. A gestão municipal reafirma seu compromisso em apoiar e incentivar eventos culturais que enriquecem a vida de nossos cidadãos e promovem um ambiente educativo e enriquecedor para as crianças de São Miguel do Gostoso.