Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso promove Blitz de Conscientização do Setembro Amarelo e Verde

Setor: Assistência Social.

Publicada: 27/09/2023

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Renda (SEMTHAS), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselheiro Tutelar, uniram forças para promover uma blitz de conscientização, marcando o Setembro Amarelo e Verde, na Avenida dos Arrecifes na manha da última terça-feira, 26 de setembro.

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção do suicídio, enquanto a campanha do Setembro Verde aborda a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Essas iniciativas buscam sensibilizar a sociedade para questões de extrema relevância e estimular a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da inclusão social.

A blitz de conscientização contou com a participação ativa de profissionais de assistência social, psicólogos, educadores e voluntários, que distribuíram materiais informativos e dialogaram com a comunidade sobre os temas abordados em ambos os movimentos. Os pedestres e motoristas que passaram pela Avenida dos Arrecifes naquela manhã puderam se informar sobre como identificar sinais de alerta em relação à saúde mental e como buscar ajuda, além de entender a importância da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

O evento também teve um impacto educativo, especialmente entre os mais jovens, pois as equipes interagiram com estudantes locais, promovendo uma conversa aberta e acolhedora sobre os temas delicados. A conscientização foi reforçada por meio de explanações e falas abertas que transmitiram mensagens de esperança e solidariedade.

O secretário de Assistência Social, Paulo César Martiniano, destacou a relevância da ação, afirmando: "É fundamental abordar temas sensíveis como a saúde mental e a inclusão em nossa comunidade. Através da informação e do diálogo, podemos promover uma sociedade mais acolhedora e consciente, onde todos se sintam parte integrante e respeitada.".

A blitz de conscientização durante o Setembro Amarelo e Verde é mais um exemplo da dedicação da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso em promover a saúde mental e a inclusão, buscando construir uma comunidade mais solidária e atenta às necessidades de seus membros. A ação demonstrou que, juntos, é possível combater estigmas, preconceitos e promover um ambiente mais saudável e inclusivo para todos.