Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso promove III Conferência Municipal de Cultura

Setor: Cultura.

Publicada: 30/10/2023

Aconteceu no último dia 25 de outubro, no Centro de Cultura, a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, contou com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O tema deste ano, "Democracia e Direito à Cultura", trouxe à tona questões fundamentais sobre a participação cidadã na construção e no acesso à cultura. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do governo municipal, proporcionando um espaço rico de diálogo e reflexão.

A III Conferência de Cultura contou com a presença do Vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, e de secretários municipais, como Franklin Albert (Educação e Cultura), Janielle Linhares (Turismo e Comunicação), e Manoel Patrício (Administração). A vereadora Francisca Pinheiro, representando o Legislativo Municipal, também marcou presença.

A abertura do evento trouxe uma apresentação cultural com o Grupo de Pastoril Infantil, ressaltando a riqueza das tradições culturais locais. Além disso, foi oferecido também um almoço aos participantes, proporcionando momentos de descontração e integração entre os presentes.

Durante a Conferência, foram criados grupos de trabalho, onde os debates se aprofundaram nos seis eixos temáticos propostos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Cada grupo de trabalho discutiu questões relacionadas aos eixos temáticos e, ao final dos debates internos, apresentaram propostas que ajudarão a nortear a criação do tão aguardado Plano Municipal de Cultura. A pluralidade de ideias e perspectivas enriqueceu o encontro e fortaleceu o compromisso com o desenvolvimento cultural sustentável do município.

A III Conferência Municipal de Cultura de São Miguel do Gostoso foi proveitosa. A ação reforça o compromisso da Prefeitura Municipal e da sociedade com a valorização da cultura local e o fortalecimento da democracia cultural. As propostas e discussões apresentadas certamente terão um impacto significativo na construção de políticas públicas culturais mais inclusivas e participativas para a comunidade gostosense.