Início  Notícia  Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso celebra o sucesso da 10ª Mostra de Cinema na Praia do Maceió

Setor: Turismo.

Publicada: 25/11/2023

A 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, realizada tradicionalmente pela Heco Produções na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, iniciou na sexta-feira, 24 de novembro, comemorando uma década de sucesso e realização. A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, parceira incondicional do evento desde sua primeira edição, celebra a consolidação desta iniciativa que vai além do entretenimento cinematográfico, promovendo o desenvolvimento local e a valorização da cultura. A programação segue até terça-feira, dia 28.

A cerimônia oficial de abertura, realizada na última sexta-feira, contou com a presença ilustre da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do prefeito Renato de Doquinha, vice-prefeito João Eudes, secretária municipal de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares, deputada federal Natália Bonavides, secretária extraordinária de Cultura, Maryland Brito, diretora da Emprotur, Roberta Duarte Fernandes, entre outras autoridades locais e estaduais. Destaque para a presença de um dos idealizadores locais da mostra, o então presidente do CDHEC à época – ONG proponente do projeto –, o padre Fábio dos Santos abrilhantou ainda mais o evento. Essa participação expressiva evidencia o reconhecimento da importância da Mostra não apenas para São Miguel do Gostoso, mas para todo o estado e para o país.

A Prefeitura, ciente da relevância do evento, investiu na estrutura necessária para proporcionar uma experiência única aos visitantes. A praça de alimentação, organizada em parceria com os comerciantes locais, está sendo um sucesso, oferecendo condições dignas de trabalho e fomentando a economia local. Além disso, a Feira Agroecológica e da Economia Solidária, fruto da parceria entre a Rede Xique Xique e a Prefeitura, leva produtos orgânicos e artesanatos manufaturados aos visitantes, turistas e amantes da Sétima Arte.

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso não apenas encanta com a exibição de filmes em um cenário deslumbrante, mas também contribui ativamente para o desenvolvimento cultural e educacional da região. Desde sua primeira edição em 2013, os organizadores têm promovido formação técnica para mais de 148 jovens locais, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

Os esforços conjuntos entre a Heco Produções, Prefeitura, Governo do Estado e empresas parceiras foram cruciais para o sucesso deste ano. O Programa Cultural Câmara Cascudo, operacionalizado pela Fundação José Augusto, destinou mais de R$ 541 mil por meio da renúncia fiscal de ICMS, demonstrando o compromisso com o fomento cultural na região. Empresas como Solimão, Interjato e Morsa contribuíram significativamente, destinando parte de seus impostos para apoiar o evento.

Além disso, a 10ª edição contou com recursos na ordem de R$ 150 mil da Secretaria Estadual de Turismo, por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, no âmbito do Projeto Governo Cidadão. Pela primeira vez, o evento também recebeu o patrocínio da Petrobras, evidenciando o alcance e a relevância nacional da Mostra de Cinema de Gostoso.

Os realizadores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, da Heco Produções, destacaram, na abertura, a função social do evento, reforçando o compromisso de oferecer não apenas entretenimento, mas também oportunidades de formação técnica para os jovens da região.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso parabeniza todos os envolvidos na 10ª Mostra de Cinema de Gostoso e reafirma seu compromisso contínuo em apoiar iniciativas culturais que promovem o desenvolvimento local e enriquecem a vida da comunidade. O sucesso desta edição é um testemunho da força da cultura e do potencial transformador do cinema.