Início  Notícia  Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso lança Edital da Lei Paulo Gustavo para Fomento à Cultura Local

Setor: Educação.

Publicada: 12/12/2023

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Educação e Cultura, anuncia o lançamento do Edital da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa que visa impulsionar e reconhecer a produção cultural no município. O documento, publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, abre caminho para a participação de talentos locais em três categorias distintas: Audiovisual, Prêmio Mestres e Mestras da Cultura, e Demais Áreas da Cultura.

As inscrições para o Edital da Lei Paulo Gustavo estão abertas desde 11 de dezembro de 2023 até o dia 7 de janeiro de 2024. Os interessados em participar devem apresentar a documentação necessária na Direção de Cultura, localizada no Centro de Cultura, Av. Dos Arrecifes, 1216, Centro, no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Para maior comodidade, as inscrições também podem ser realizadas de forma digital, enviando a documentação para o e-mail centrodeculturasmg1@gmail.com.

O Edital da Lei Paulo Gustavo se desdobra em três categorias, cada uma delas com sua especificidade:

Edital 001/2023 - Audiovisual:

Esta categoria busca incentivar a produção de conteúdo audiovisual no município. Produtores, diretores, roteiristas e demais profissionais desta área têm a oportunidade de participar e concorrer ao financiamento para a realização de projetos inovadores que promovam a cultura local. O valor total disponibilizado para esta categoria é de R$ 81.297,97 (oitenta e um mil, duzentos e noventa e sete reais e noventa e sete centavos), divididos em projetos de: Desenvolvimento de curta metragem (04); Desenvolvimento de conteúdos para internet (08); Apoio a desenvolvimento de cinema de rua e cinema itinerante (02); e Capacitação, formação e qualificação em audiovisual (03).

Edital 002/2023 - Demais Áreas da Cultura:

Abrangendo uma gama diversificada de expressões culturais, esta categoria visa apoiar projetos em áreas como música (5), teatro (2), artesanato (4), artes visuais e plásticas (2), literatura, escrita e oralidade (2). A proposta do valor total disponibilizado de R$ 28.277,30 (vinte e oito mil, duzentos e setenta e sete reais e trinta centavos) é fomentar a pluralidade cultural de São Miguel do Gostoso, enriquecendo o cenário artístico da região.

Edital 003/2023 - Prêmio Mestres e Mestras da Cultura:

Esta categoria tem como objetivo homenagear e reconhecer personalidades locais que se destacam como guardiões e disseminadores da cultura. Artistas, mestres e mestras populares que contribuem significativamente para a preservação e difusão das tradições culturais do município são elegíveis a este prêmio. O valor total de R$ 4.655.46 (quatro mil seiscentos e cinquenta e cinco reais e quarenta e seis centavos) condecorará 03 personalidades da cultura local.

Para mais detalhes e acesso aos editais completos, clique nos links abaixo:

Edital 001/2023 - Audiovisual

Edital 002/2023 - Demais Áreas da Cultura

Edital 003/2023 - Prêmio Mestres e Mestras da Cultura

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso convida toda a comunidade a participar ativamente deste processo, fortalecendo assim a riqueza cultural que caracteriza nosso município. Juntos, construímos um futuro cultural vibrante e inspirador.