Início  Notícia  Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso promove primeira reunião do Comitê Gestor da Orla em 2024

Setor: Meio Ambiente.

Publicada: 05/04/2024

Na última quinta-feira, dia 4 de abril de 2024, o Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso recebeu a primeira reunião do Comitê Gestor da Orla do município. O encontro, que contou com a presença de autoridades locais e representantes de diversos segmentos da sociedade, teve como objetivo principal apresentar à população e aos novos membros os objetivos, princípios, diretrizes e compromissos com a gestão da orla costeira.

Dentre os presentes estavam o vice-prefeito, João Eudes, o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marcelo Maranhão, o presidente do Comitê Gestor da Orla, Fernando Castro, a vereadora Francisca Pinheiro, além de representantes do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) e dos segmentos locais de hospedagem, esportes, gastronomia, turismo e educação.

Durante aproximadamente duas horas, foram discutidas estratégias e ações para promover o desenvolvimento sustentável da orla, levando em consideração a preservação do meio ambiente e o estímulo ao turismo responsável. O município de São Miguel do Gostoso possui uma costa privilegiada, repleta de belezas naturais e ecossistemas únicos, que merecem ser conservados para as futuras gerações.

O presidente do Comitê Gestor da Orla, Fernando Castro, ressaltou a importância da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para garantir a proteção e a valorização desse patrimônio natural. "Estamos comprometidos em desenvolver ações que promovam o crescimento econômico sustentável, aliado à preservação ambiental. É fundamental que todas as partes envolvidas estejam engajadas nesse propósito", destacou Castro.

Durante a reunião, também foram apresentados os principais projetos e iniciativas em andamento, como o Projeto Cetáceos da Costa Branca, que visa a proteção e conservação dos mamíferos marinhos na região, e programas de educação ambiental voltados para a conscientização da população local e dos visitantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso reafirma seu compromisso com a conservação da orla regional e continuará trabalhando em parceria com todos os setores envolvidos para garantir um desenvolvimento sustentável e harmonioso, que beneficie tanto a comunidade local quanto os turistas que visitam a região.