Início  Notícia  São Miguel do Gostoso sedia reunião do Polo Costa das Dunas

São Miguel do Gostoso sedia reunião do Polo Costa das Dunas

Setor: Turismo.

Publicada: 26/08/2022

O município de São Miguel do Gostoso recebeu na última quinta-feira, 25 de agosto de 2022, a 91ª Reunião de Trabalho do Polo Costa das Dunas. O encontro aconteceu no restaurante Recanto Caipira, no povoado do Reduto, e reuniu o poder público e representantes da iniciativa privada em torno de temas ligados ao turismo, mobilidade urbana, sustentabilidade e governança regional.

Um novo modelo de gestão turística vem sendo estudado e implantado no Rio Grande do Norte com a criação das Instâncias de Governança Regionais (IGR). A subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, detalhou o projeto durante a reunião, no qual São Miguel do Gostoso passa a integrar após assinatura do termo de adesão ao Plano de Gestão Integrada (PGI), ocorrida nesta ocasião.

A representante da empresa Start Consultoria, Marília Gonçalves, contratada pelo Sebrae/RN, dirigiu suas palavras aos Agentes de Roteiros Turísticos destacando a importância deste projeto que tem como objetivo principal estruturar e fortalecer, de forma coordenada, compartilhada, descentralizada e sustentável, as IGR’s nos polos turísticos do Rio Grande do Norte.

As IGRs são organizações formadas por entes do poder público, privado e terceiro setor, com o intuito de coordenar as políticas e o desenvolvimento do turismo regional, contemplando todos os municípios que a integram. As instâncias podem assumir personalidades diferenciadas, tais como associações, conselhos, fóruns, comitês, consórcios, dentre outros.

Janielle Linhares, secretária de Turismo e Comunicação de São Miguel do Gostoso, ressaltou durante o encontro os avanços do município com a nova integralização do trânsito e a legislação dos serviços de passeios turísticos conquistados recentemente. “Esse é um momento especial para o turismo de Gostoso, onde nossos profissionais e visitantes têm mais segurança e confianças nos serviços prestados na cidade”, destaca Janielle.

Ao final da reunião, o termo de adesão ao PGI foi assinado pelos secretários municipais, Marcelo Maranhão (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), e Janielle. O gestor do Projeto Orla, Fernando Castro, entregou oficialmente o documento à geóloga, representante do IDEMA, Isalúcia Cavalcante.

Estiveram presentes neste encontro, além dos citados, também o vice-prefeito, João Eudes; primeira-dama, Geovania Santana; secretário de Administração, Manoel Patrício; secretário de Tributação, Belchior Morais; presidente do Demutran, Moisés de Souza; presidente do CETRAN-RN, Harinson Almeida; presidente do Sindetur-RN, Júnior Câmara; presidente da AEGostoso, Fábio Pereira; entre outros interessados nos temas abordados nesta reunião.