Setor: Turismo.
Publicada: 23/11/2024
Sexta-feira, 22 de novembro – A Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, recebeu a cerimônia de abertura oficial da 11ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso. O evento, que acontece até o dia 26 de novembro, proporciona à comunidade e aos visitantes uma experiência cultural única com exibições gratuitas de filmes ao ar livre, debates, seminários e mostra competitiva.
A abertura contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; da senadora Zenaide Maia; da secretária estadual de Turismo, Solange Portela; e do vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes. Representando a Prefeitura Municipal, também estiveram presentes os secretários municipais Marcelo Maranhão, de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Janielle Linhares, de Turismo e Comunicação, e Belchior Morais, de Tributação, além de outras participações ilustres.
A noite inaugural teve como destaque a exibição de dois filmes: “A Ministra do Lixo”, produzido pelos alunos locais do Coletivo Nós do Audiovisual, e a estreia do documentário paulista “Kubrusly – Mistérios Sempre Há de Pintar por aí”, de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki. A van première ficou ainda mais especial com a presença do próprio Maurício Kubrusly, já idoso e debilitado pela doença de demência fronto-temporal, acompanhado de sua esposa.
Para Janielle Linhares, a Mostra reafirma a vocação cultural de São Miguel do Gostoso e promove o turismo local: “Esse é um momento de celebração da cultura e do audiovisual, que coloca nossa cidade em evidência no cenário nacional.”
Com uma programação diversificada e acessível, o evento, organizado pela Heco Produções e pelo Centro de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), é realizado com patrocínio Governo Estadual e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, entre outros patrocínios e apoios importantes para a concretização do projeto.
A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma oportunidade de valorização da arte e de fortalecimento da economia local, atraindo visitantes e criando um espaço para o diálogo cultural. As exibições acontecem ao ar livre na beira da praia, reforçando a integração entre o cinema e o ambiente natural da região.
Lei Complementar nº 131/2009
Lei Complementar nº 12.527/2011