Início  Hístorico

Hístorico



Rua Arabaiana nos anos 1990

Rua Arabaiana nos anos 1990

Origem da Cidade

O vilarejo chamado Gostoso foi criado no dia 29 de setembro de 1884 pela ação do frei João do Amor Divino, justamente no Dia de São Miguel Arcanjo. Segundo a tradição oral da cidade, nesta data, o missionário instalou um cruzeiro na localidade conhecida como Maceió e realizou uma missa para marcar o ensejo. Lá ficaram acontecendo celebrações católicas, batizados e casamentos. Depois, por algum tempo, o local foi utilizado também como cemitério de crianças, chamadas na região de “anjinhos”, fato que nomeia a atual Praça dos Anjos.

 

Placa de São Miguel do Gostoso na BR-101 em 1993

Placa de São Miguel do Gostoso na BR-101 em 1993

Origem do Nome

Baseado no conhecimento popular, a história conta que no início havia na comunidade um celebre e hospitaleiro senhor chamado Manoel. Dizem que acolhia viajantes e mascates em sua residência e, como de costume a época, reunia todos ao lado da casa para longas e agradáveis conversas. Detentor de uma narrativa e humor peculiares, S. Manoel, após cada relato engraçado sorria e gargalhava bastante, se destacando dos demais participantes. Logo ficou conhecido como S. Manoel Gostoso, por sua risada “gostosa”. A fama espalhou-se pela região e o lugarejo passou a carregar esse nome, em referência ao ilustre morador.

De acordo com relato de anciões nativos, em 29 de setembro de 1899, um dos primeiro moradores do povoado, Miguel Félix Martins, em cumprimento a uma promessa, construiu uma capela em homenagem a São Miguel, onde depositou uma imagem do santo.  Com a participação da população nos ritos religiosos e a escolha natural do santo padroeiro da cidade, a devoção ao arcanjo levou a comunidade a ser chamada de São Miguel.

Como já havia uma nomenclatura inicial, os moradores uniram os dois nomes e passaram a chamar a cidade de São Miguel do Gostoso, segundo a história popular.

 

Rua dos Dourados, também conhecida como "Rua de Trás", nos anos 1990

Formação Administrativa

Desde sua fundação, a cidade esteve ligada ao município de Touros (RN), sendo desmembrada em 16 de julho de 1993 por força da Lei Municipal nº 6.452. Passou então a se chamar São Miguel de Touros, diferenciando-se do já existente município potiguar de São Miguel do Oeste. Por meio de plebiscito realizado no dia 19 de novembro de 2000, a população resolveu retomar a nomenclatura tradicional de São Miguel do Gostoso, oficializado pela Lei Estadual nº 9.992 promulgada em 15 de maio de 2001.

Após as eleições de 1996, o município teve a instalação do seu distrito sede no dia 1º de janeiro de 1997. A divisão territorial de São Miguel do Gostoso inicial é datada de 15 de julho de 1997, segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no entanto sua constituição vem sofrendo mudanças ao longo dos anos em localidades e assentamentos dentro do seu território.

Atualmente, além da sede de São Miguel do Gostoso, o município engloba ainda os distritos de Reduto, Tabua, Freijó, Umburana, Baixinha dos Franças, Baixinha dos Vieira, Angico Velho, Cruzamento, Mundo Novo, Fazendinha, Angico de Fora, Morro dos Martins, Morro dos Paulos e Baixio; e os assentamentos Paraíso, Arizona, Novo Horizonte, Boa Esperança, Nova Esperança, Santa Fé, Antônio Conselheiro, Canto da Ilha 1, Canto da Ilha 2 e Ouro Branco.

O município está distribuído ao longo de 342,445 km² e possui a estimativa de 10.282 habitantes no ano de 2019, de acordo com o último senso realizado pelo IBGE. O gentílico oficial do município é “micaelense do gostoso”, porém todos se referem aos habitantes do lugar como “gostosenses”.

 

Praça da Xepa em 1992

Economia

A economia municipal gira em torno de três pilares básicos: agricultura, pesca e turismo. Durante anos o sustento dos gostosenses provinha exclusivamente do cultivo de frutas, legumes e verduras, seguido pela piscicultura, atividades tradicionais do município. A partir dos anos 1990, a atividade turística se iniciou trazendo retorno econômico e se desenvolvendo lentamente. De 2000 em diante, Gostoso ganhou fama internacional por sua tranquilidade e ventos ideias à prática do kitesurf e windsurf, causando uma explosão imobiliária e a chegada de turistas do mundo inteiro. Hoje, o turismo claramente impulsiona a economia da cidade.

 

Praça da Xepa em 1994

Ponta do Santo Cristo na década de 1990

Por do sol em Gostoso registrado em 1991

Praia do Cardeiro na década de 1990

Imagens reproduzidas da internet