Início  Símbolos Municipais

Símbolos Municipais



Bandeira

A Bandeira do Município de São Miguel do Gostoso é composta por retângulos em dois panos azul-celeste e azul del rey, simbolizando o céu e o mar, na sua grandeza infinita. Sobre o azul-céu, está o sol, a estrela maior do sistema solar, irradiando luz e energia ao município; A estrela e insígnia à direita representam o astro que protege o município e a demarcação das Terras Potiguares pelos descobridores portugueses no ano de 1501.

 

Brasão de Armas

Escudo português tendo como predominância as cores oficiais da Bandeira do Município. Dividido em duas partes, traz na metade inferior a cor azul del rey que representa o mar e as águas limpas e cristalinas. A metade superior na cor azul celeste representa o céu e a harmonia do povo com os poderes legislativo, executivo e judiciário simbolizado nas três estrelas amarelas destacadas no firmamento. O semicírculo no centro e na cor laranja representa o sol, estrela maior do sistema solar e que ilumina o município destacando o pôr e o nascer no mar em parte das estações. A insígnia do marco colonial caracteriza o turismo e a primeira demarcação das terras brasileira pelos portugueses em 1501. As plantas com espigas de milho que nascem nos lados direito e esquerdo do escudo representam a agricultura, e a jangada no meio do azul del rey caracteriza a pesca, atividades tradicionais na cultura do município e, completando assim os principais elementos econômicos locais: turismo, agricultura e pesca. As figuras dos coqueiros nos dois lados retrata a natureza pela faixa dos coqueirais, patrimônio natural da cidade que caracteriza a área litorânea. O listel, também na cor laranja, abaixo do escudo, representa o território municipal, assim contendo seu nome, de onde tudo se sustenta.

 

Lei nº 288/2016

A Lei Orgânica Municipal promulgada em 16 de julho de 1997, através do art. 8º, institui a Bandeira Oficial de São Miguel do Gostoso. O Brasão de Armas do Município foi homologado através da Lei nº 288 em 18 de agosto de 2016.

 

Fonte: Livro Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte (Anadite Fernandes da Silva, 1ª edição – 2015, p. 169) e Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN, Edição nº 1731 – 19 de agosto de 2016).