Setor: Assistência Social.
Publicada: 20/12/2023
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu no último sábado, dia 16 de dezembro, o 1º Encontro do Conhecimento do Programa Criança Feliz. O evento reuniu pais e crianças atendidas pelo programa social em um momento festivo com direito a distribuição de pipocas, algodão doce, lanches, brincadeiras em pula-pula e piscina de bolinhas.
Na ocasião foram apresentados os materiais lúdicos e educativos desenvolvidos pelos visitadores sociais durante os atendimentos realizados ao longo do ano, todos confeccionados com matéria prima reciclável. Os materiais foram confeccionados a partir de materiais como papelão, garrafas pet, tampinhas de garrafa, entre outros.
O objetivo do Criança Feliz e suas atividades é promover a afetividade no seio familiar, principalmente entre mãe, pai, cuidadores e seus tutelados. A SEMTHAS, através deste programa, atende em torno de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo 80 só na sede do município. Entre os beneficiados estão gestantes, crianças de 0 a 3 anos de idade, e crianças BPC de 0 a 6 anos.
A equipe de trabalho é formada por uma coordenadora e sete visitadores sociais que se dividem nos atendimentos entre a sede e toda a zona rural do município. “É gratificante ver o sorriso das crianças e sentir que nosso trabalho tem feito diferença no convívio familiar das pessoas que atendemos”, revela Francisca Henrique da Silva, coordenadora do programa.
O 1º Encontro do Conhecimento do Programa Criança Feliz contou com a participação do secretário de Assistência Social, Paulo César Martiniano, e da coordenadora do CRAS, Micarla Farias, além dos colaboradores da SEMTHAS. As famílias tiveram a chance de vivenciar um dia especial de lazer junto com seus filhos e absorver um pouco mais de conhecimentos importantes.
"Este encontro é uma oportunidade de celebrarmos o trabalho que vem sendo realizado com carinho e dedicação pela SEMTHAS em São Miguel do Gostoso", disse o secretário Paulo César. "Nos sentimos orgulhosos e felizes por promover a inclusão social e a cidadania de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade", completou.
Lei Complementar nº 131/2009
Lei Complementar nº 12.527/2011