Início  Notícia  Prefeitura inicia Campanha Contra Febre Aftosa e entrega novas cadernetas de vacinação

Setor: Agricultura.

Publicada: 24/05/2023

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, deu início à Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, com o objetivo de proteger o rebanho bovino do município. A ação, que teve início no dia 1º de maio, abrange todas as comunidades e se estenderá ao longo do mês, visando garantir a imunização efetiva dos animais. A novidade deste ano é a utilização das cadernetas de vacinação produzidas pela SEAPESC e entregues gratuitamente aos produtores locais.

Este novo recurso tem como propósito facilitar o controle de imunização do rebanho local e auxiliar os agricultores e criadores do município na gestão de seus animais. A entrega simbólica das novas cadernetas foi realizada no último dia 18, no distrito do Reduto, com a participação do vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, do titular da SEAPESC, Assis Oliveira, do Coordenador de Planejamento e Execução da EMATER, Hildemar Peixoto, além de representantes das secretarias envolvidas e criadores locais.

As novas cadernetas de vacinação dos animais bovinos foram criadas e produzidas pela Secretaria de Agricultura e Pesca em parceria com a Secretaria de Comunicação. Durante a ação de entrega, o vice-prefeito ressaltou a relevância da campanha para a proteção da saúde animal e a manutenção da economia local. "A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e devastadora para o rebanho bovino. A vacinação é a principal medida de prevenção e controle, garantindo a segurança sanitária de nossos animais e a qualidade de nossos produtos agropecuários", enfatizou.

O secretário de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira, explicou que as novas cadernetas de vacinação representam um avanço significativo no gerenciamento da imunização do rebanho. "Com as cadernetas atualizadas, os agricultores e criadores terão um controle mais eficiente sobre as vacinas aplicadas em cada animal. Isso facilitará o monitoramento das doses administradas, permitindo um acompanhamento mais preciso e seguro da saúde dos bovinos", afirmou o secretário.

A Febre Aftosa é uma doença viral que afeta animais de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ela causa febre, lesões na boca, nas tetas e nos cascos dos animais, além de poder levar à morte. A doença pode trazer graves prejuízos econômicos, uma vez que a presença da Febre Aftosa em uma região implica em restrições comerciais para o mercado de animais e produtos de origem animal.

A vacinação contra a Febre Aftosa é obrigatória no Brasil e é fundamental para a manutenção do status sanitário do país. A imunização adequada do rebanho é essencial para evitar a propagação da doença e garantir a segurança alimentar, além de possibilitar a exportação de produtos de origem animal. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, está empenhada em promover a vacinação em todas as comunidades do município, com o objetivo de proteger a saúde dos animais e fortalecer a atividade agropecuária local.

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em São Miguel do Gostoso é uma ação fundamental para a prevenção e controle dessa doença de grande impacto na pecuária. A colaboração dos agricultores e criadores é essencial para o sucesso da campanha e para a manutenção de um rebanho saudável e produtivo.