Início  Notícia  9ª Conferência Municipal de Assistência Social debate melhoria do SUAS em Gostoso

Setor: Assistência Social.

Publicada: 29/06/2023

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da SEMTHAS, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 28 de junho de 2023. Realizado no Centro de Múltiplo Uso, o evento teve como tema central "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!" e reuniu autoridades, profissionais da área e membros da comunidade.

Diversas autoridades estiveram presentes na conferência, incluindo o vice-prefeito, João Eudes, a primeira-dama, Geovania Santana, o secretário de Assistência Social, Paulo César Martiniano, o secretário de Educação e Cultura, Franklin Albert, e o secretário de Administração, Manoel Patrício. A presença dessas personalidades ressalta o compromisso da administração municipal com a temática da assistência social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar as apresentações culturais da banda de música da Polícia Mirim e do Pastoril do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). Essas apresentações proporcionaram um ambiente agradável e estimulante para a realização das discussões, além de demonstrar um pouco do trabalho e atividades sociais desenvolvidos pelo SCFV.

A conferência contou com a participação especial da assistente social Luzmarina Gouveia, renomada profissional da área, que ministrou uma palestra abordando a reconstrução do SUAS e os desafios enfrentados na busca por um sistema mais eficiente e inclusivo. Sua contribuição foi fundamental para a reflexão e o debate acerca do tema proposto.

Além disso, foram formados grupos de trabalho, nos quais os participantes puderam discutir e sugerir melhorias para o SUAS, bem como expressar seus anseios em relação ao sistema. Essa dinâmica de participação ativa proporcionou um espaço democrático para que diferentes perspectivas fossem consideradas na construção de propostas concretas.

O secretário de Assistência Social, Paulo César Martiniano, destacou a importância do evento como um momento de diálogo e construção coletiva: "A Conferência Municipal de Assistência Social é uma oportunidade valiosa para ouvirmos a comunidade e trabalharmos juntos na melhoria do SUAS. Estamos empenhados em fortalecer os serviços e programas sociais, e essa troca de experiências é fundamental para alcançarmos esse objetivo".

A primeira-dama, Geovania Santana, também ressaltou a relevância do encontro: "A conferência é uma ocasião única para debatermos as demandas da nossa comunidade e planejarmos ações efetivas para garantir uma assistência social mais justa e inclusiva. O diálogo é essencial nesse processo, e tenho certeza de que sairemos daqui com propostas concretas que contribuirão para a construção de um SUAS melhor".

Durante a conferência, os participantes também desfrutaram de um almoço oferecido pela organização do evento, proporcionando um momento de confraternização e integração entre os presentes.

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Miguel do Gostoso reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal em fortalecer o SUAS e buscar soluções que atendam às demandas da população. O evento propiciou um espaço de discussão, reflexão e construção coletiva, consolidando-se como um importante instrumento para a promoção da assistência social no município.