Início  Notícia  9ª Mostra de Cinema inicia com participação da governadora do RN e prefeito de Gostoso

Setor: Turismo.

Publicada: 05/11/2022

A cultura audiovisual está de volta às areias de São Miguel do Gostoso. A 9ª Mostra de Cinema de Gostoso iniciou nesta sexta-feira, 04 de novembro de 2022, com a participação da governadora reeleita do RN, Fátima Bezerra, além do prefeito da cidade, Renato de Doquinha, do vice-prefeito, João Eudes, autoridades, artistas e realizadores. Um grande público se formou para prestigiar o pontapé inicial do festival mais tradicional da cidade.

É exibida uma verdadeira maratona de filmes na Praia do Maceió de 4 a 8 de novembro. A sala de projeção ao ar livre reúne expectadores de todo o Estado e conta com estrutura digna dos grandes cinemas com alta definição de som e imagem. A novidade nesta edição é a sala especial montada em uma tenda fechada e coberta na praia para a Mostra Panorama, com curtas e longas-metragens de maior classificação indicativa e linguagem não-convencional.

A programação da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso selecionou 13 curtas-metragens e dez longas-metragens de 12 estados brasileiros, entre as mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais. Os tradicionais debates com realizadores dos filmes, seminários sobre o mercado audiovisual brasileiro e o 3º Gostoso Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos, fazem parte do Festival.

A abertura aconteceu com um pequeno atraso na Praia do Maceió. Após as falas iniciais das autoridades, houve a exibição do curta-metragem Arrebentação, produzido pelo Coletivo Nós do Audiovisual. Na sequência o público assistiu o aclamado longa-metragem mineiro dirigido por Gabriel Martins, Marte UM, premiado em Gramado e indicado para representar o Brasil no Oscar na categoria “Melhor Filme Internacional”.

Prestigiaram a cerimônia oficial de abertura da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso, além da governadora e do prefeito municipal, o vice-prefeito, João Eudes; secretária de Estado do Turismo, Aninha Costa; presidente da Emprotur, Bruno Reis; secretários municipais, Janielle Linhares (Turismo e Comunicação) e Marcelo Maranhão (Planejamento Urbano); senadora, Zenaide Maia; deputada federal, Natália Bonavides; entre outras autoridades.

O evento conta o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte que investiu cerca de 700 mil reais nesta edição, também da Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Salinor, Sterbom, Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte - Secretaria de Turismo, Coca-Cola e Interjato. Patrocínio Institucional: BAT. Apoio Institucional: Prefeitura de São Miguel do Gostoso.