Início  Notícia  A Mostra de Cinema premia vencedores, mas quem ganha é o público

A Mostra de Cinema premia vencedores, mas quem ganha é o público

Setor: Turismo.

Publicada: 09/11/2022

A noite da última terça-feira, 08 de novembro de 2022, foi marcada pela cerimônia de encerramento da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso e premiação dos vencedores da mostra competitiva. O grande vencedor foi o longa-metragem cearense, A Filha do Palhaço, que levou dois Troféus Cascudo, seguido de Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo (melhor curta-metragem / Imprensa), Ela Mora Logo Ali (melhor curta-metragem / Júri popular) e Noites Alienígenas (Menção honrosa).

Um dos festivais mais longevos da cidade, a Mostra de Cinema de Gostoso chega a sua 9ª edição em 2022 com maturidade e formatação delimitada. O projeto que surgiu pelas mãos da Heco Produções, de São Paulo, e abraçado plenamente pelo CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania), Ong gostosense, se consolida como um dos eventos mais significantes do cenário audiovisual nordestino e brasileiro. A estrutura grandiosa e a qualidade técnica das exibições e atividades do festival corroboram com esta afirmação.

Neste ano tivemos 927 obras inscritas para participarem da Mostra de Cinema de Gostoso, onde foram selecionados 13 curtas-metragens e dez longas-metragens produzidos em 12 estados brasileiros. A tela gigantesca instalada na Praia do Maceió com projeto de altíssima resolução e sistema som 7.1 permite a completa imersão do público no universo dos filmes apresentados. A Sala Especial este ano foi transferida do Centro de Cultura de Gostoso para uma tenda fechada e climatizada na praia, onde foram exibidos os filmes da Mostra Panorama.

A Pousada dos Ponteiros recebeu os debates e seminários com realizadores e participantes de Mostra, sempre fomentando o mercado audiovisual e estimulando os aspirantes a cineastas. Os cinco dias de evento deixam marcas profundas na cidade e os frutos começam a surgir com as produções locais do Coletivo Nós do Audiovisual e seus “efeitos colaterais”. Os jovens participantes deste projeto despontam na cidade como realizadores, produtores de conteúdo e fazedores de cultura em um legado benéfico do festival.

O comércio local, pousadas, restaurantes, agências de passeios e toda rede de serviços da cidade foi movimentada durante os cinco longos dias “de cinema” em São Miguel do Gostoso. A praça de alimentação instalada na Praia do Maceió ofereceu a oportunidade dos nativos e suas famílias trabalharem e do público se alimentar durante as sessões. A Prefeitura em parceria com a Rede Xique-Xique montou uma feira com produtores locais mobilizando a economia solidária no município.

A Mostra de Cinema de Gostoso encerra sua versão de número 9 com saldo positivo e prometendo muito mais no ano que vem, quando comemorará 10 anos de festival. Este evento tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Salinor, Sterbom, Banco Mundial, Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Turismo, Coca-Cola e Interjato. Patrocínio Institucional: BAT. Apoio Institucional: Prefeitura de São Miguel do Gostoso.