Início  Notícia  As inscrições para o Encceja 2023 podem ser feitas online ou presencialmente na SEMEC

Setor: Educação.

Publicada: 22/05/2023

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, compartilha a notícia de que as inscrições para o Encceja 2023 estão abertas. Os interessados têm até o dia 2 de junho para se inscreverem pelo Sistema Encceja. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão realizadas no dia 27 de agosto.

O Encceja é um exame nacional que visa certificar as competências de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. A participação é voluntária, gratuita para aqueles que não faltaram à última edição, e destinada às pessoas com pelo menos 15 anos completos, para o ensino fundamental, e 18 anos completos, para o ensino médio. Os participantes devem indicar a unidade da Federação, o município, o nível de ensino desejado (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que desejam ser avaliados.

Para aqueles que faltaram a todas as áreas em que se inscreveram no Encceja 2022 e não justificaram sua ausência ou tiveram a solicitação de justificativa reprovada, é necessário pagar uma taxa de R$ 40 para participar do Encceja 2023. O pagamento deve ser feito por meio de boleto gerado no sistema de inscrição.

O exame deste ano traz algumas novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado para pessoas com deficiência visual e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser enviados novamente para análise. Além disso, participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisam enviar documentação comprobatória.

Para acessar informações importantes sobre a participação no Encceja, os participantes devem utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso tenham esquecido a senha, é possível recuperá-la. A senha é necessária para consultar o local de prova e outras informações no Cartão de Confirmação de Inscrição.

O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Acesse o Sistema Encceja através do link: enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial ou se preferir, compareça a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Av. dos Arrecifes, nº 1838 – Centro) de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h, para se inscrever com auxílio da nossa equipe.