Início  Notícia  Comitiva do Sul do país vem a Gostoso conhecer o turismo local

Comitiva do Sul do país vem a Gostoso conhecer o turismo local

Setor: Turismo.


Publicada: 23/02/2021



 

A cidade de São Miguel do Gostoso recebeu nessa terça-feira, 23 de fevereiro de 2021, uma comitiva composta por prefeito e representantes do trade turístico da região Sul do país. A visita técnica faz parte do intercâmbio entre municípios atendidos pelo Programa DEL Turismo do SENAC e tem como objetivo apresentar os cases de sucesso no estado potiguar. Além de São Miguel do Gostoso, a missão visita Parnamirim e Tibau do Sul.

O encontro teve início ao meio-dia na Pousada Mar de Estrelas, onde foi oferecido um almoço especialmente preparado com comidas típicas da região. Entre os presentes estavam o prefeito, Renato de Doquinha, o vice-prefeito, João Eudes, a secretária de Turismo, Janielle Linhares, o secretário de Saúde, Hugo Patrício, o presidente da Câmara dos Vereadores, Azenate Câmara, e membros da comitiva. Logo após, os participantes fizeram passeio de jardineira que os conduziu às praias urbanas de Gostoso, à Praia do Marco, finalizando com o por do sol na Praia do Tourinho.

A cada parada, os participantes receberam informações sobre o turismo local, conheceram as atividades econômicas e belezas naturais do município. Na ocasião foi possível tirar dúvidas com a secretária de Turismo, com o coordenador do Programa DEL no RN, Marcelo Milito, e com o próprio prefeito, Renato, que fez questão de apresentar o guajiru, fruta típica da região, entre outras curiosidades. “Para nós é uma satisfação receber o prefeito de Piçarras (SC), Tiago Maciel, e os especialistas em turismo daquele estado. Trocamos experiências e aprendemos um tanto uns com os outros nesse encontro”, declarou Renato.

A atuação do DEL Turismo em Gostoso trouxe resultados importantes a esse pilar econômico do município. Após ingressar no programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, através do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), São Miguel do Gostoso vem fortalecendo o turismo local e alcançando ainda mais projeção internacional. Em 2020, Gostoso foi reconhecido como um dos 100 destinos mais sustentáveis no mundo pela fundação holandesa Green Destinations.

“O DEL Turismo mudou a cara do turismo em Gostoso. A experiência que adquirimos com a criação das Câmaras Técnicas e intercâmbios, assim como todo avanço que alcançamos só foi possível com o auxílio do programa em nosso município”, revela Janielle Linhares. As ações idealizadas para o turismo dentro do atual plano de governo preveem a expansão e interiorização da atividade econômica em médio prazo. A contribuição dos técnicos e a troca de experiências tem sido de grande importância na concretização desse projeto.

Entre os visitantes estavam o diretor do DEL-Fascisc, Rogério Maldaner; o Coordenador do DEL- Fascisc, Osmar Vicentim; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN (SC), João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB (SC), Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas (SC), Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras (SC), Tiago Maciel; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito. Agradecimento especial aos parceiros da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso nesse evento: Leal Turismo e Bar Bora-Bora.