Início  Notícia  Curso de Turismo de Base Comunitária forma novos alunos na Tabua

Curso de Turismo de Base Comunitária forma novos alunos na Tabua

Setor: Turismo.

Publicada: 21/11/2022

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, representado pela Secretaria de Turismo, em parceria com o SENAC, ofereceu cursos gratuitos de formação na área do turismo neste segundo semestre de 2022. O curso de Turismo de Base Comunitária beneficiou o distrito da Tabua e a cerimônia de encerramento realizada na última sexta-feira (18), contou com a participação do vice-prefeito, João Eudes e da secretária de Turismo, Janielle Linhares.

As aulas do curso aconteceram na Escola Municipal Professora Sabina Emília, onde houve a cerimônia de encerramento com apresentação das atrações turísticas e culturais da comunidade, degustação de comidas típicas e exibição de artesanatos locais. “Nossa força vem do talento dos artesãos e artesãs, em trabalhos realizados tanto na palha da carnaúba quanto na fibra da tabua, planta que dá nome a localidade. Temos também labirinto.”, destaca José Priciano, ex-presidente da Associação de Mulheres, Jovens e Produtores de Tabua.

Além do artesanato, a facilitadora do curso, Tulyane Bezerra, e os alunos, mapearam atrativos ligados à culinária, produção de doces e ao trabalho realizado na Casa de Farinha. A partir dos debates em sala de aula também está sendo planejada e estruturada uma trilha turística até o olheiro, uma nascente situada no distrito. “Esse trabalho de formação é muito importante para nosso município, pois prova que não temos apenas o turismo de sol e mar, e ainda gera novas oportunidades de trabalho e divulgação nos distritos”, revela a secretária de Turismo, Janielle.

Ao todo 12 alunos concluíram o curso de Turismo de Base Comunitária que teve início no dia 18 de outubro no distrito da Tabua. A primeira edição deste curso na cidade beneficiou a comunidade da Baixinha dos França. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso e a Secretaria de Turismo e Comunicação agradecem ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) pela importante parceria em fomentar a geração de trabalho e renda em nosso município, fortalecendo ainda mais o polo turístico que mais cresce no Estado.