Início  Notícia  Distrito da Baixinha dos França recebe internet gratuita de alta velocidade

Distrito da Baixinha dos França recebe internet gratuita de alta velocidade

Setor: Turismo.

Publicada: 09/07/2021

O programa do Governo Federal batizado de Wi-Fi Brasil chega a São Miguel do Gostoso e leva internet banda larga gratuita ao distrito da Baixinha dos França, o mais distante da sede (32 km). A inauguração da antena e liberação do sinal aconteceu na quarta-feira, 08 de julho de 2021, e contou com a presença de autoridades municipais, operadores de turismo e representantes do poder público.

A cerimônia oficial que marca o início das operações do programa Wi-Fi Brasil na cidade foi realizada na casa de farinha da Associação de Moradores local. Foram preparadas exposição de artesanato e fotografias, comidas e iguarias típicas da localidade e apresentação musical com um trio de forró pé de serra, tudo organizado pelo projeto Turismo de Base Comunitária, desenvolvido pela Prefeitura de Gostoso em parceria com o Del Turismo do Sebrae.

Durante a visita foram apresentados alguns pontos turísticos do distrito como a tradicional igreja católica da cidade, uma das mais antigas do município, com 82 anos de existência. A antiga praça onde se localizava o aparelho de TV público do distrito agora recebe o ponto de transmissão gratuita de internet banda larga do Governo Federal. “O Programa Wi-Fi Brasil chega a Gostoso para conectar e estimular a comunidade em termos econômicos, educacionais e de comunicação, modernizando e incentivando o desenvolvimento local”, afirma Janielle Linhares, secretária de Turismo e Comunicação.

“O Turismo de Base Comunitária precisa de conexão de qualidade para divulgar suas ações e atrair cada vez mais turistas. Esse programa é de suma importância nesse intuito”, declarou Elizangela Assis, articuladora local do projeto. De acordo com o Ministério das Comunicações, o Wi-Fi Brasil soma mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, que atendem 8,5 milhões de pessoas no país. Os pontos estão em mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e de 500 comunidades indígenas.

Entre os presentes no evento de inauguração do sinal na cidade estavam o vice-prefeito, João Eudes; o secretário de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira; o secretário de Educação, Franklin Albert; o secretário de Administração, Manoel Patrício; a secretária de Turismo, Janielle Linhares; Marcelo Militto e Cris Dantas representando o Programa Del Turismo do Sebrae; Fábio Pereira, presidente da AEGostoso; e membros da Associação dos Condutores Autônomos Legalizados do Transporte de Gostoso (Acalt).