Início  Notícia  Semaplan e PCCB alinham conhecimentos para a soltura do primeiro peixe-boi no RN

Setor: Meio Ambiente.

Publicada: 11/05/2023

Na última quarta-feira, 10 de maio, o secretário municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Marcelo Maranhão, recebeu, em seu gabinete, representantes do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) e do CEMAN. O objetivo da reunião foi discutir detalhes sobre a soltura do primeiro peixe-boi aqui no Rio Grande do Norte, prevista para o dia 31 de maio, na cidade de Macau.

Durante a reunião, foram apresentadas as atribuições que o município de São Miguel do Gostoso pode colaborar para divulgar o evento, informando a população e os pescadores sobre como agir caso encontrem o animal. Além disso, as representantes do PCCB e do CEMAN, Raquel Marinho e Clara Melo, explicaram como o projeto é financiado, quais são as vantagens para o meio ambiente e como funciona a captura, manutenção e alimentação do peixe-boi antes de ser solto no meio ambiente.

Embora a soltura vá acontecer em Macau, o peixe-boi pode transitar por toda a faixa de mar do município de São Miguel do Gostoso, por isso, é importante que a população esteja ciente e informada sobre como proceder em caso de avistamento do animal. "Queremos apresentar mais informações de como será o evento e orientar os pescadores e a população para que não machuquem o peixe-boi e não tentem capturá-lo", afirmou o secretário Marcelo Maranhão.

A soltura do primeiro peixe-boi no Rio Grande do Norte é uma iniciativa importante para a preservação da espécie, que se encontra em risco de extinção. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso se coloca à disposição para colaborar com o projeto e garantir que a ação seja bem-sucedida. "Estamos muito felizes em poder contribuir com essa iniciativa tão importante para a preservação do meio ambiente e da nossa fauna marinha", ressaltou o secretário.

O Projeto de Monitoramento de Praias do Litoral dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará (PMP-BP) em parceria com o PCCB-UERN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN) realizarão a primeira soltura de peixe-boi-marinho no estado.

Gabriel é um dos filhotes resgatados e reabilitados que será solto após passar por um processo de reabilitação e aclimatação no Recinto de Aclimatação situado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão em Macau/RN. O objetivo é devolver o animal à natureza após um período de recuperação. A soltura está programada para o dia 31 de Maio de 2023, às 10h, no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois-marinhos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão. O monitoramento pós-soltura será realizado por cerca de um ano, a depender do comportamento do animal pós-soltura.

Em caso de encalhe ou avistagem de peixes-bois com equipamentos de soltura, a comunidade pode entrar em contato com o PCCB-UERN através dos seguintes contatos:

● Natal e região: (84) 99943-0058

● Areia Branca e região: (84) 98843-4621