Início  Notícia  Gostoso sedia Encontro Nacional de Legislativos Municipais

Gostoso sedia Encontro Nacional de Legislativos Municipais

Setor: Gabinete.

Publicada: 21/07/2022

Teve início nesta quarta-feira, 20 de julho de 2022, o Encontro Nacional de Legislativos Municipais, que segue até sexta-feira (22). O evento acontece no Centro de Múltiplo Uso, realizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) em parceria com a Câmara Municipal e Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Fortalecer o Poder Legislativo, qualificar e trazer conhecimento aos parlamentares, e promovera interação entre câmaras municipais e vereadores e vereadoras, estão entre os objetivos do encontro.

Durante os três dias de evento haverá palestras, debates e painéis sobre assuntos relacionados ao Poder Legislativo e a função social do vereador. Temas como a participação das mulheres na política; nuances e detalhes do processo legislativo; o papel do vereador na fiscalização das contratações públicas; pacto federativo e cofinanciamento do SUAS; mandato, eficiência e comunicação; improbidade administrativa; entre outros, serão abordados durante o encontro.

Além de ajudar a criar as leis vigentes e fiscalizar os atos do Poder Executivo, os representantes do Poder Legislativo têm uma grande responsabilidade social que é dar voz à população. Chamadas de “casa do povo”, as Câmaras Municipais são locais onde a comunidade encontra abrigo para suas reclamações, anseios e necessidades. Realizando o elo entre seus protagonistas, esta união do Executivo, Legislativo e a população tem o poder de transformar uma cidade.

A solenidade de abertura desta quarta-feira contou com a presença do prefeito, Renato de Doquinha; vice-prefeito, João Eudes; secretária de Turismo, Janielle Linhares; presidente do Legislativo Municipal, Azenate Câmara; presidente da União dos Vereadores do RN (UVERN), Edinor de Albuquerque Melo; representante da Federação das Câmaras do RN (Fecam), Lucélia Ribeiro; Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti; diretora executiva da UVB, Erineide Sá; e vereadores de toda a região e de outros estados.