Início  Notícia  Gostoso tem novas experiências turísticas destacadas pelo Governo do Estado

Gostoso tem novas experiências turísticas destacadas pelo Governo do Estado

Setor: Turismo.

Publicada: 11/11/2022

O Seminário de Turismo, Competitividade e Experiências Turísticas, promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Turismo, aconteceu na última quarta-feira, 09 de novembro de 2022, no hotel Vila Galé, em Touros. O evento marca o encerramento do projeto “Criação de Experiências Turísticas em Gostoso, Pedra Grande e Touros”, onde nosso município teve duas novas experiências descobertas e destacadas. Foi divulgado também o resultado do concurso fotográfico “Turismo na Escola” e nossa representante, Pamela Camilly, conquistou o 2º Lugar.

Reunindo representantes do trade turístico da região, alunos e professores da rede pública, além de autoridades locais e estaduais, o Seminário de Turismo do Governo do Estado em parceria com a empresa Turismo 360, fecha um ciclo de um longo trabalho de consultoria e mapeamento na região. As novas experiências turísticas destacadas nos três municípios envolvidos foram cuidadosamente selecionadas entre 32 inscritas no projeto iniciado em abril deste ano. Os critérios para seleção foram: singularidade e ideia criativa, enfoque, público-alvo, presença online e diversidade (cultural, gastronômica e ecoturismo).

Nosso município teve duas novas experiências destacadas. A História de Seu Gostoso: um espetáculo teatral sobre São Miguel do Gostoso; e A Experiência da Tribo SMG na Agrofloresta, são nossos destaques. Já a cidade de Pedra Grande apresenta a Pesca de arrasto na comunidade de Enxu Queimado; e Touros, o Conforto, arte e gastronomia à beira mar – Jangadeiro Gastrolar. O objetivo deste projeto é fortalecer a interiorização do turismo no estado e oferecer novas possibilidades de emprego e renda nos destinos do Rio Grande do Norte.

O concurso fotográfico “Turismo na Escola” envolveu alunos do ensino fundamental da rede pública municipal das cidades contempladas neste projeto. Um total de 52 inscrições gerou 12 finalistas, onde tivemos 4 representantes de São Miguel do Gostoso. Maria Graziela Fernandes, Jhonata Micael Pereira da Silva, Keviny Luana Barbosa Tenório e Pamela Camilly da Silva. A escolha popular aconteceu através da internet e obteve 38.999 votos e elegeu Samir Tavares Santana de Castro, de Pedra Grande, em 1º lugar; Pamela, de São Miguel do Gostoso, em 2º; e Katllen Vitoria Torres Pereira, de Touros, em 3º.

O evento contou com a participação da subsecretária de Turismo do Estado, Solange Portela; prefeito de Touros, Pedro Filho; secretários municipais de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares (Turismo e Comunicação), Franklin Albert (Educação) e Paulo César Martiniano (Assistência Social); secretários de Turismo, Ana Matilde (Touros), e Ednaldo Ferreira (Pedra Grande); além de representantes das escolas participantes do concurso fotográfico, Escola Municipal Coronel Zuza Torres (Gostoso), Professora Miriam Soares Bandeira (Pedra Grande) e Escola Municipal Dr. Flavio Junqueira Ayres (Touros).