Início  Notícia  Governadora prestigia encerramento da Mostra de Cinema de Gostoso

Governadora prestigia encerramento da Mostra de Cinema de Gostoso

Setor: Turismo.

Publicada: 01/12/2021

A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso terminou oficialmente nessa terça-feira, 30 de novembro de 2021, premiando os melhores concorrentes na opinião do júri especializado e do voto popular. A cerimônia contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, entre outras autoridades. Os vencedores da noite foram os filmes: Sideral, A Felicidade das Coisas, Tereza Joséfa de Jesus, e Cabeça de Nêgo e Rolê – História dos Rolezinhos, em empate técnico.

A retomada da edição presencial da Mostra de Cinema de Gostoso atraiu o público para prestigiar os filmes exibidos na Praia do Maceió entre os dias 26 a 30 de novembro. A participação da governadora no encerramento abrilhantou o evento, que já se tornou um dos maiores festival de cinema do Brasil, segundo Ricardo André, presidente do CDHEC e um dos organizadores da Mostra. Em 2021, após a pausa devido à pandemia, houve duas mostras, uma virtual (7ª edição) em março, e a 8ª presencial, retomando as características originais.

Na mostra competitiva, o potiguar “Sideral”, dirigido por Carlos Segundo, faturou o Troféu Imprensa de melhor curta-metragem; e “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga, o melhor longa-metragem. Pelo voto popular, o Troféu Cascudo de 2021 foi para “Tereza Joséfa de Jesus”, dirigido por Samuel Costa, melhor curta-metragem. Na categoria longa-metragem, um empate técnico, por 0,07 pontos, uniu o cearense “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso, e o carioca “Rolê – História dos Rolezinhos”, de Vladmir Seixas, premiando os dois filmes.

Além da presença ilustre da governadora, o encerramento da 8ª Mostra de Cinema de Gostoso contou com participação do vice-prefeito, João Eudes; secretário de Cultura do Estado, Crispiniano Neto; secretária municipal de Turismo, Janielle Linhares, e a subgerente de Promoção Internacional da Emprotur, Bethise Cabral. Realização da Heco Produções e CDHEC com patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo. Apoio da Emprotur, Sebrae e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Comunicação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, e Demutran. O festival acontece através do patrocínio e apoio de diversas instituições privadas.