Início  Notícia  II Conferência Municipal de Cultura discute financiamento público para o setor

II Conferência Municipal de Cultura discute financiamento público para o setor

Setor: Educação.

Publicada: 21/08/2021

O setor cultural de São Miguel do Gostoso se reuniu nessa quinta-feira, 19 de agosto de 2021, no Centro de Cultura, para a II Conferência Municipal de Cultura. O evento trouxe o tema: “Sistema de Financiamento Público: Elaboração, efetivação e consolidação do Plano Municipal de Cultura” e demonstrou toda preocupação do setor e do poder público em preservar a memória da cidade e suas nuances culturais.

Organizado pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Educação e Cultura, e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, o encontro propôs a construção coletiva do Plano de Cultura. Para tanto, criaram-se grupos de trabalho onde os eixos temáticos discutidos foram: I – Produto Cultural e Economia Criativa; II – Gestão, Fomento e Financiamento; III – Formação e Incentivo aos Agentes Culturais; e IV – Patrimônio e Memória.

Entre as propostas apresentadas estavam o incentivo aos fazedores de cultura locais, lançamentos e divulgação de editais municipais, fortalecimento do Conselho, preservação da memória nativa através da criação de museus, entre outras ideias aprovadas pela plenária. O Plano Municipal de Cultura norteia as políticas culturais em São Miguel do Gostoso e resguarda os agentes de cultura do nosso município para que a arte siga cumprindo seu propósito.

A II Conferência Municipal de Cultura teve a presença do vice-prefeito, João Eudes; secretário de Educação e Cultura, Franklin Albert; secretária de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares; secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Paulo César Martiniano; secretário de Administração, Manoel Patrício; secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Leandro Ferreira; além de produtores culturais da cidade e interessados no tema.