Início  Notícia  Mostra de Cinema de Gostoso e Prefeitura movimentam o comércio local e promovem a cultura e o entretenimento

Setor: Turismo.

Publicada: 29/11/2023

A 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, realizada entre 24 e 28 de novembro, foi um grande sucesso, destacando-se como um dos eventos culturais mais importantes da região e do país. A cerimônia de encerramento, realizada na noite da última terça-feira (28), na sala de cinema ao ar livre na Praia do Maceió, premiou cineastas nacionais e internacionais em diversas categorias. O vice-prefeito, João Eudes, e a secretária de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares, prestigiaram o encerramento e os vencedores.

A Prefeitura, reconhecendo a importância da Mostra para a cultura local e o cenário cinematográfico nacional, investiu mais uma vez no evento. A praça de alimentação estruturada pela gestão e o apoio à Feira Agroecológica e da Economia Solidária presente durante os dias de cinema na praia fizeram a diferença para o comércio. O vice-prefeito, João Eudes, expressou sua satisfação com a realização do festival e ressaltou o compromisso da administração municipal com a promoção da cultura, do turismo e da economia na região.

"A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos eventos mais aguardados em nosso município, e este ano, celebrando sua 10ª edição, não poderíamos deixar de oferecer apoio. A cultura é um elemento vital para o desenvolvimento de uma comunidade, e investir em iniciativas como esta fortalece não apenas nossa identidade cultural, mas também impulsiona o turismo e a economia local", declarou João Eudes.

Durante os cinco dias do evento, os espectadores puderam desfrutar das exibições de nove longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros na Praia do Maceió, além de participarem de seminários, debates e palestras que enriqueceram a experiência cinematográfica. Um novidade deste ano foi a criação da sala de exibição em formato de geodésica na Praia do Maceió, onde ocorreu a Mostra Panorama não-competitiva.

Os vencedores da 10ª edição foram aclamados pelo público e pela crítica e levaram para casa o cobiçado troféu da espreguiçadeira de ouro. O longa-metragem "O Dia Que Te Conheci", de André Novais Oliveira, foi eleito o melhor pelo júri popular, enquanto "As Marias", de Dannon Lacerda, conquistou o prêmio de melhor curta-metragem.

O Troféu da Crítica premiou o filme "Saudade fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, como melhor longa-metragem, e "A Edição do Nordeste", do potiguar Pedro Fiuza, como melhor curta-metragem. Uma Menção Honrosa foi concedida ao filme "Estranho Caminho", do cearense Guto Parente.

Além dos troféus e honrarias, a Mostra trouxe uma inovação com prêmios em serviços de pós-produção oferecidos aos escolhidos. O Prêmio Mistika ofereceu R$ 35 mil em serviços de finalização de imagem para o filme "O Deserto de Akin", enquanto o Prêmio DOT, com igual valor em serviços, será entregue ao filme "A Voz de Deus".

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso consolidou seu papel como um dos eventos cinematográficos mais relevantes do país e reforça a sensibilidade da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso em promover a cultura e investir no potencial artístico da região. Parabéns aos organizadores, Heco Produções e CDHEC, e nossa gratidão ao importante apoio da Polícia Militar durante todo o evento.