Início  Notícia  Pit Stop DEL Turismo recepciona comitiva alemã em São Miguel do Gostoso

Pit Stop DEL Turismo recepciona comitiva alemã em São Miguel do Gostoso

Setor: Turismo.

Publicada: 09/04/2024

O município de São Miguel do Gostoso recebeu, nesta terça-feira, dia 09 de abril de 2024, a comitiva vinda diretamente da Alemanha para conhecer nossas belezas naturais e práticas de turismo sustentável. A secretária de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares, recepcionou os visitantes e os conduziu em uma agenda repleta de atividades e experiências “gostosas”.

A parceria de São Miguel do Gostoso com o Programa DEL Turismo, através de consultorias prestadas pelo Senac-RN, rendeu bons frutos desde sua formalização. As premiações subsequentes no Green Destinations, que condecora políticas públicas e experiências de turismo sustentável pelo mundo, é um exemplo. A criação das câmaras técnicas do turismo local, além da criação da marca turística de Gostoso, também são resultados dessa união.

“Outras cidades do Rio Grande do Norte podem tentar superar São Miguel do Gostoso, mas ninguém tira o título de primeiro município a aderir ao DEL Turismo no Estado”, revelou Andreas Dohle, consultor alemão da BBW e diretor técnico do Instituto DEL. Além dele, nos visitaram também Anne Ortel, coordenadora de projetos da BBW; Ute Reckers, coordenadora de projetos pela Sequa; e Rolf Speit, economista e consultor de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo principal desta visita técnica foi conhecer o município de perto e auditar as práticas de turismo sustentável locais premiadas no Green Destinations Story Awards. Em 2023, São Miguel do Gostoso ficou entre os Top 100, pelo projeto Triibo Agrofloresta. A secretária Janielle recebeu a premiação pessoalmente, em evento na Alemanha, no dia 06 de fevereiro deste ano.

O Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL) iniciou suas atividades no ano de 2012, em Santa Catarina, para atender as necessidades de pequenos e médios municípios. Em 2020 São Miguel do Gostoso passa a integrar o DEL e partir daí diversas novidades surgem, como o Ponto de Informações Turísticas, participações em eventos nacionais e internacionais, desenvolvimento da marca turística, entre outras ações importantes.

“Uma das vantagens exclusivas em participar do Programa DEL Turismo é a ponte criada entre o município e investidores alemães, que acreditam em nossos projetos e trazem importantes aportes financeiros para o desenvolvimento local”, explica a secretária, Janielle. As visitas técnicas servem também como auditoria das empresas e institutos investidores aos produtos turísticos e resultados obtidos.

A agenda iniciou no Pit Stop DEL Turismo, com mudas de ipê roxo distribuídas gratuitamente a quem passava, e panfletos e informações sobre turismo e práticas sustentáveis. O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAN) defendeu a preservação das espécies marinhas no estande. Em seguida houve a visita técnica ao Triibo Agrofloresta, onde foi apresentado o projeto vencedor e servido um almoço vegano. Por fim, uma palestra no Centro de Cultura com publicitários trouxe os conceitos e processo de criação da marca turística aos visitantes.

A visita técnica da comitiva alemã em São Miguel do Gostoso contou ainda com a participação do vice-prefeito, João Eudes, dos representantes do Núcleo de Desenvolvimento Local do Senac-RN, Marcelo Milito (gerente) e Jane Karoline (analista), e das consultoras do Programa DEL, Catiane Lima e Kariane Dantas. Nossos agradecimentos às equipes da Secretaria de Turismo e Comunicação, e do Demutran, pelo importante apoio fornecido ao longo do dia.