Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso age para salvar produção de algodão agroecológico na Baixinha dos Franças

Setor: Agricultura.

Publicada: 02/07/2024

Uma grave ameaça à produção de algodão agroecológico na comunidade Baixinha dos Franças, em São Miguel do Gostoso, foi identificada recentemente. O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), uma praga destrutiva, foi detectado em um dos campos de produção, exigindo ação imediata da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura e Pesca.

Preocupado com a situação, o prefeito Renato de Doquinha destacou a importância econômica e ambiental do algodão agroecológico para a região. “Estamos comprometidos em apoiar nossos agricultores e garantir que essa praga seja controlada o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.

Em parceria com a Emater e agricultores locais, a Secretaria de Agricultura e Pesca, liderada por Assis Oliveira, tomou medidas rápidas para controlar os primeiros focos da infestação. As ações iniciais incluem a catação manual e queima dos botões florais e maçãs caídos, evitando a propagação do bicudo. Além disso, foram entregues dois pulverizadores para a aplicação de “calda de Nim”, uma solução orgânica eficaz contra os invasores sem prejudicar a qualidade do algodão.

A aplicação da solução, que envolve a mistura de 200ml de óleo de Nim por pulverizador de 20 litros, deve ser feita em três etapas, com intervalos de cinco dias entre cada aplicação. Essa abordagem visa eliminar os insetos enquanto se continua a catação e queima dos botões florais afetados.

Assis Oliveira ressaltou a importância da campanha “Dois bicudos não se beijam e destroem a natureza”, promovida pela Secretaria de Agricultura e Pesca, que busca sensibilizar a comunidade sobre os perigos do bicudo-do-algodoeiro. “Nossa equipe está dedicada e trabalhando incansavelmente para proteger nossas plantações. Essa campanha é fundamental para conscientizar a população sobre os danos causados pelo bicudo e a necessidade de ações rápidas e eficazes”, declarou o secretário.

Desde o dia 28 de junho de 2024, equipes técnicas estão em campo, especialmente no plantio do Sr. Erivaldo, conhecido como Nêgo da Baixinha dos França, combatendo a praga. A assistência técnica e assessoria às famílias da Agricultura Familiar foi intensificada, com uma agenda extraordinária planejada para garantir o controle efetivo do bicudo.

No dia 29 de junho, a Secretaria realizou a entrega de pulverizadores aos agricultores da Baixinha dos França, reforçando o projeto do Algodão Agroecológico Potiguar. Essa ação visa garantir o uso de defensivos orgânicos e a eficiência na produção, assegurando o sucesso do trabalho.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento rural, mantendo-se vigilante e proativa na defesa da produção agroecológica local. “Se depender de nós, o bicudo aqui não terá vez”, sentencia o secretário Assis.