Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso promove capacitação em Primeiros Socorros para professores

Setor: Educação.

Publicada: 17/05/2024

Em cumprimento à Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que determina a obrigatoriedade de treinamento em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma formação especial para os professores da Creche Municipal Mundo da Criança I.

O treinamento ocorreu no dia 30 de abril de 2024, no Centro de Cultura, e foi conduzido pelo Enfermeiro Emergencista Kezion Soares de Moura. O objetivo principal da capacitação é preparar os educadores para agir de forma correta em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças sob seus cuidados.

Durante o evento, Kezion Soares de Moura abordou diversas técnicas de primeiros socorros, incluindo a maneira adequada de lidar com engasgos, quedas, cortes e outros tipos de acidentes que podem ocorrer no ambiente escolar. O enfermeiro enfatizou a importância da rapidez e da precisão no atendimento inicial, destacando que ações corretas podem ser decisivas para salvar vidas e minimizar danos.

A formação também buscou fomentar a cultura da prevenção e promoção da saúde nas escolas. "Através deste projeto, esperamos desenvolver ações que não apenas respondam a emergências, mas que também previnam a ocorrência de acidentes e promovam um ambiente mais seguro para nossas crianças," afirmou Franklin Albert, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Essa ação reflete o compromisso da administração municipal em cumprir a legislação vigente e em assegurar que todos os profissionais da rede de ensino estejam devidamente preparados para agir em situações de emergência. A expectativa é de que, com essa formação, haja uma significativa redução nos riscos e uma melhoria na qualidade do atendimento inicial prestado nas escolas.

"Estamos investindo na formação contínua dos nossos profissionais de educação para garantir que nossas escolas sejam espaços seguros e acolhedores. A capacitação em primeiros socorros é uma medida fundamental para proteger nossas crianças e proporcionar tranquilidade às famílias", revela o prefeito Renato de Doquinha.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso continuará a promover iniciativas que visem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, reafirmando seu compromisso com a educação e a saúde de nossas crianças.