Início  Notícia  Prefeitura inaugura nova UBS em Antônio Conselheiro

Prefeitura inaugura nova UBS em Antônio Conselheiro

Setor: Saúde.

Publicada: 04/10/2022

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã da última sexta-feira, 30 de setembro de 2022, mais uma Unidade Básica de Saúde no município. O assentamento Antônio Conselheiro recebeu a nova UBS onde oferece atendimentos semanais e beneficia a comunidade e vizinhança. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades e populares.

A cidade conta com mais uma UBS para reforçar o Sistema Municipal de Saúde e oferecer mais segurança sanitária à população gostosense. Antônio Conselheiro fica distante 15 km da sede e agora passa a ofertar atendimentos médicos e ambulatoriais para a localidade. Uma enfermeira mantém a unidade em funcionamento de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Às quartas-feiras há serviços de odontologia, curativos, aplicação de medicamentos injetáveis liberados para uso fora da Unidade de Urgência, vacinação, atendimento médico e de enfermagem, além de atividades educativas e de prevenção em Saúde. De acordo com Adriano Gomes, coordenador da Atenção Básica, a nova unidade atende apenas moradores do Antônio Conselheiro, porém como a equipe também abrange comunidades próximas, como Angicos e Santa Fé, caso seja necessário, os pacientes também são acolhidos e cuidados no local.

A enfermeira Carol Diniz explica que a equipe básica da nova UBS é composta por enfermeira, técnica de enfermagem, médica, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde. “Caso necessário outros profissionais são acionados para compor a assistência, como nutricionista, psicóloga, educador físico ou fisioterapeuta”, ressalta Carol. Diariamente é possível encontrar a enfermeira Palloma Souza dando o suporte à população nos momentos de ausência da equipe.

O evento de inauguração oficial da Unidade Básica de Saúde do Antônio Conselheiro contou com a participação do prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha; da primeira-dama, Geovania Santana; vice-prefeito, João Eudes; secretários municipais de Saúde, Hugo Vieira; de Assistência Social, Paulo César Martiniano; e de Tributação, Belchior Morais; assim como dos vereadores, Luís Ribeiro, Ednaldo Coutinho, Adeilton Bezerra e Neusivan Clamente.