Início  Notícia  Prefeitura beneficia agricultores através do Programa Banco de Sementes Potiguar

Setor: Agricultura.

Publicada: 03/04/2023

Na última quinta-feira, dia 30 de março de 2023, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a EMATER, realizou a entrega de sementes para cultivo e estocagem aos agricultores e agricultoras do município. O encontro ocorreu no distrito do Morro dos Martins e contou com a presença do secretário de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira, que explicou todos os detalhes do Programa Banco de Sementes e atendeu, junto com sua equipe, os interessados em participar.

O Programa Estadual Banco de Sementes Potiguar tem como objetivo estimular a produção e a multiplicação de sementes tradicionais, bem como a formação de estoques de sementes comunitárias nas áreas rurais do semiárido potiguar. O Termo de Cooperação entre a EMATER e a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso congrega os laços de parceria para possibilitar toda a logística do compromisso com as partes, viabilizando a realização do Programa. Essa prática acontece todos os anos neste período chuvoso, entre os meses de fevereiro e março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o Programa Banco de Sementes atendeu a mil famílias da agricultura familiar em todas as comunidades do município de São Miguel do Gostoso, realizando a entrega de 4.300 kg de sementes de milho e 4.300 kg de sementes de feijão. A ação visa garantir o abastecimento de sementes de qualidade para os agricultores e agricultoras, fomentando a produção local e contribuindo para a segurança alimentar das famílias.

O secretário Assis Oliveira destacou a importância do Programa para a agricultura do município e ressaltou a parceria entre a Prefeitura e a EMATER para a realização do Banco de Sementes. "Essa é uma ação fundamental para a agricultura de São Miguel do Gostoso. O Programa Banco de Sementes Potiguar incentiva a produção local, fortalece a agricultura familiar e contribui para a segurança alimentar das famílias. Estamos felizes em poder realizar essa ação em parceria com a EMATER e garantir que os agricultores e agricultoras do município tenham acesso às sementes de qualidade para o cultivo", afirmou o secretário.

Com a entrega das sementes, os agricultores e agricultoras poderão iniciar o cultivo nas próximas semanas, aproveitando as chuvas e garantindo uma boa produção de alimentos para suas famílias e para a comunidade em geral. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da EMATER, reforça o compromisso do Estado do Rio Grande do Norte e do município de São Miguel do Gostoso com o desenvolvimento da agricultura familiar e com o bem-estar da nossa população.