Início  Notícia  Prefeitura realiza na Estratégia de Saúde da Família dos Morros mais um encontro do Grupo Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos)

Setor: Saúde.

Publicada: 24/05/2019

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, Prefeito Renato de Doquinha e Vice Azenate Câmara, por meio da Secretária de Saúde, Secretária Rosimar Câmara, através da Equipe Morros em parceria com o Programa NASF, com o Educador Físico Lázaro e Fisioterapeutas Rose e Cláudio, realizaram na Estratégia de Saúde da Família dos Morros mais um encontro do Grupo Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos).

Iniciamos a ação com aferição de Pressão Arterial e Teste Glicêmico, logo após, discutimos um tema de grande importância que é prevenção de quedas na população idosa.

A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma conseqüência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de medicamentos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos; uso de vários medicamentos.

Apresentamos aos participantes também as soluções para a prevenção, tanto em ambiente externo, quanto interno (dentro de casa).
A prevenção é a melhor alternativa!