Início  Notícia  profissionais do NASF participaram do curso de Formação em Auriculoterapia

profissionais do NASF participaram do curso de Formação em Auriculoterapia

Setor: Saúde.

Publicada: 21/05/2019

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, Prefeito Renato de Doquinha e Vice Azenate Câmara, através da secretaria de Saúde, Secretária Gabriela Mafra, por meio das profissionais a Fisioterepeuta Rosiane Tavares e a Psicóloga welliane Câmara, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), participaram do curso de Formação em Auriculoterapia voltada para Profissionais de Saúde da Atenção Básica.

O curso teve iniciativa da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso foi realizado em vários estados do país, e o polo regional da capacitação ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Instituto Aggeu Magalhães (IAM), Cidade Universitária, Recife- PE.

A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema. Também chamada de acupuntura auricular, estimula as zonas neurorreativas por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim.

Na atenção básica, será usada a fim de ampliar o cuidado dos usuários do serviço de saúde do nosso município, em atendimentos individuais e coletivos, para diversos problemas de saúde, como, queixas musculoesqueléticas, transtornos emocionais, compulsões alimentares, disturbios endócrino e metabólicos, tratamento de vícios, entre outros.

Pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.