Início  Notícia  Programa Volta ao Novo encerra curso de formação em Gostoso

Programa Volta ao Novo encerra curso de formação em Gostoso

Setor: Educação.

Publicada: 12/09/2021

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Educação e Cultura, encerrou nessa sexta-feira, 10 de setembro de 2021, o curso de formação dedicado aos professores e profissionais da educação batizado de “Volta ao Novo”. O evento aconteceu na Escola Municipal Olímpia Teixeira e teve condução do psicólogo natalense, João Maria Medeiros, que trouxe temas voltados a humanização do ensino no retorno às salas de aula em nosso município.

A retomada das aulas em Gostoso trouxe uma série de preparações aos professores, colaboradores e gestores escolares. A humanização do ensino é prioridade e nesse sentido, a Prefeitura e a SEMEC, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Instituto Ayrton Sena, promoveram o Programa Volta ao Novo. Houve cinco encontros com o psicólogo, João Maria, que também é filósofo e representa a editora Moderna, onde quatro deles foram virtuais e um presencial, com oito horas de curso ao todo.

Os temas trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) envolvem cinco competências socioemocionais a serem trabalhadas com os profissionais: “resiliência emocional”, “amabilidade”, “autogestão”, “engajamento com os outros” e “abertura ao novo”. Todos subdivididos em microtemas ligados à humanização da educação. “É um verdadeiro privilégio termos esses conhecimentos e reforçarmos antigas convicções em assuntos tão importantes como as relações humanas dentro da escola”, revela o secretário de Educação, Franklin Albert.