Início  Notícia  São Miguel do Gostoso brilha no XVI Congresso do CosemsRN e garante participação em eventos nacionais de Saúde

Setor: Saúde.

Publicada: 05/05/2024

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou do XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, realizado entre os dias 01 e 03 de maio de 2024, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), reuniu gestores, técnicos e profissionais da área da Saúde de todo o estado para debater temas relevantes e compartilhar experiências exitosas.

Experiências de sucesso em destaque

São Miguel do Gostoso foi selecionada para apresentar duas iniciativas inovadoras na área da saúde pública durante o congresso:

·        Projeto Tô De Boas: O projeto, que visa promover a saúde mental da população através de ações de acolhimento, escuta e atividades em grupo, foi apresentado na 3ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do RN e se destacou pela sua abordagem humanizada e pelos resultados positivos na comunidade. O projeto foi selecionado para participar da próxima etapa, a 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que acontecerá em Porto Alegre/RS, entre os dias 30 de junho e 03 de julho de 2024.

·        Saúde Itinerante: Fortalecendo as ações de imunização no município de São Miguel do Gostoso/RN: Este trabalho, que descreve a estratégia de imunização itinerante implementada no município para alcançar populações em situação de vulnerabilidade, foi apresentado na 2º Mostra ImunizaSUS e também foi selecionado para integrar a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá em Porto Alegre/RS, na mesma data.

Satisfação e reconhecimento

O secretário municipal de Saúde, Hugo Patrício, expressou sua satisfação com a participação de São Miguel do Gostoso no congresso e destacou a importância do reconhecimento das iniciativas do município:

“A participação no XVI Congresso do CosemsRN foi extremamente proveitosa para São Miguel do Gostoso. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas boas práticas para um público qualificado e receber um feedback muito positivo. A seleção dos nossos projetos para eventos nacionais demonstra o compromisso da nossa gestão com a saúde da população e nos motiva a continuar buscando sempre a excelência em nossos serviços.”

Sobre o XVI Congresso do CosemsRN

O XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN teve como tema “35 anos do Cosems-RN: Ressignificando o SUS nos Recantos Potiguares”. O evento contou com uma extensa programação, incluindo palestras, mesas redondas, oficinas e a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do RN. O congresso foi um importante espaço para o debate de temas relevantes para a saúde pública no Rio Grande do Norte e para a troca de experiências entre os municípios.

Sobre a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha incansavelmente para oferecer à população serviços de saúde de qualidade e acessíveis. A gestão Renato de Doquinha investe em ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência à saúde, com foco na humanização do atendimento e na busca pela excelência.