Início  Notícia  São Miguel do Gostoso marca presença na XXV Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília

Setor: Gabinete.

Publicada: 24/05/2024

Entre os dias 20 e 23 de maio de 2024, a cidade de São Miguel do Gostoso esteve representada na XXV Marcha em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília. A comitiva liderada pelo prefeito Renato de Doquinha, e pelo vice-prefeito João Eudes, participou ativamente do evento, que é considerado o maior encontro político da América Latina em número de autoridades, reunindo mais de 10 mil participantes.

A delegação de São Miguel do Gostoso incluiu diversos representantes do poder público municipal: Belchior Morais (secretário de Tributação), Marcelo Maranhão (secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente), Leonardo de Doquinha (secretário de Esportes, Juventude e Lazer), Hugo Vieira (Saúde), a primeira-dama Geovania Santana, os assessores executivos Rubens Eduardo e Márcio Neri, o assessor jurídico Jônatas Brandão, o coordenador de Esportes Matheus Neri, e o vereador Beto de Agostinho. Essa equipe multidisciplinar buscou ativamente recursos e melhorias para o município durante os quatro dias do evento.

Conquistas e Solicitações

Uma das principais conquistas da ída de São Miguel do Gostoso até Brasília foi a obtenção de R$ 950 mil em investimentos para infraestrutura, assegurados pelo senador Styvenson Valentim. Esse montante será crucial para o desenvolvimento de diversas áreas do município.

Além dessa vitória financeira, a comitiva apresentou várias solicitações importantes em visita aos gabinetes dos deputados e senadores, visando o crescimento e aprimoramento dos serviços e infraestrutura locais. Entre as demandas e verbas garantidas nesta viagem, destacam-se:

- Reforma do Ginásio de Esportes: Uma solicitação essencial para melhorar as condições das instalações esportivas do município.

- Instalação de um dessalinizador: Uma medida importante para garantir o acesso à água potável de qualidade para o distrito da Baixinha dos França.

- Construção do Mercado Público: Visando fomentar a economia local e proporcionar um espaço adequado para a comercialização de produtos.

- Construção de um Ginásio oficial: Para promover o esporte e oferecer melhores condições para os atletas locais.

- Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE): Para apoiar a educação inclusiva e atender as necessidades de alunos com deficiência.

- Aquisição de uma Patrulha Mecanizada: Para melhorar a manutenção das estradas e vias rurais do município.

- Construção de um Estaleiro: Visando o desenvolvimento da infraestrutura náutica e apoio às atividades pesqueiras e turísticas.

- Instalação de dois pórticos: Sinalizando a entrada da cidade e a saída da Avenida dos Arrecifes em diração a Praia de Tourinhos.

A Importância da Marcha

Realizada desde 1998, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um evento essencial para o movimento municipalista brasileiro. Organizada pela CNM, a Marcha oferece um espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional, permitindo que os gestores locais apresentem suas realidades e necessidades diretamente às principais autoridades do país, incluindo o Presidente da República, ministros, e líderes do Congresso Nacional.

A edição de 2024 contou com uma agenda robusta de seminários, debates e atendimentos técnicos, além de uma Feira de Exposições, proporcionando uma plataforma ampla para o intercâmbio de informações e a busca de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios.

Perspectivas Futuras

A participação de São Miguel do Gostoso na XXV Marcha em Defesa dos Municípios demonstra o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e bem-estar da população. As conquistas obtidas e as solicitações apresentadas refletem uma visão estratégica para a melhoria contínua dos serviços públicos e infraestrutura local. A expectativa é que, com os recursos assegurados e os projetos em pauta, São Miguel do Gostoso continue a avançar em direção a um futuro mais próspero e sustentável para todos os seus habitantes.