Início  Notícia  São Miguel do Gostoso recebe Selo Município Amigo da Vacina por cumprir meta de imunização

Setor: Saúde.

Publicada: 08/05/2023

São Miguel do Gostoso foi agraciado com o Selo Município Amigo da Vacina na tarde desta segunda-feira, 08 de maio de 2023. A solenidade de entrega do selo aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, com a presença do prefeito, Renato de Doquinha, do secretário de Saúde, Hugo Monteiro, e do assessor jurídico, Jônatas Brandão. O reconhecimento é fruto da campanha interinstitucional de Incentivo à Vacinação Infantojuvenil, que tem como objetivo reverter a baixa taxa de imunização do público infantil potiguar.

O selo reconhece o cumprimento da taxa de cobertura vacinal contra a poliomielite no público infantil, e São Miguel do Gostoso foi um dos municípios que atingiu a meta de imunização de 95% da população alvo da vacina contra a doença. A campanha foi lançada em outubro do ano passado, aproveitando o mote do Dia Nacional da Vacinação, em 7 de outubro. Desde então, diversas instituições do Estado, como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil no RN, trabalharam em conjunto para conscientizar e estimular a população e os municípios sobre a importância da vacinação.

Além disso, a campanha contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina do RN, da Sociedade de Pediatria do RN e da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia. Juntas, as instituições buscaram reforçar a importância de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, e incentivar as gestões públicas a concentrar esforços para atingir a meta de imunização.

São Miguel do Gostoso, que cumpriu a taxa de cobertura vacinal da poliomielite no público infantil, é um exemplo de sucesso da campanha de Incentivo à Vacinação Infantojuvenil. O Selo Município Amigo da Vacina é um reconhecimento justo e merecido pelo trabalho desempenhado pela cidade e suas autoridades para garantir a saúde das crianças do município.

Ao receber o selo, o prefeito Renato de Doquinha expressou sua satisfação com o reconhecimento da campanha de vacinação em seu município, afirmando que "o selo 'Município Amigo da Vacina' representa o compromisso da gestão com a saúde pública e o bem-estar da população, em especial das nossas crianças".

Já o secretário de Saúde, Hugo Monteiro, destacou a importância da mobilização interinstitucional para a campanha de vacinação e agradeceu a todos os profissionais envolvidos na iniciativa, afirmando que "esse reconhecimento é resultado de um trabalho conjunto que envolveu diversas áreas e setores, e que só foi possível graças ao empenho de todos".