Início  Notícia  Secretaria de Agricultura inicia oficina de produção de mudas de cajueiro

Secretaria de Agricultura inicia oficina de produção de mudas de cajueiro

Setor: Agricultura.

Publicada: 09/12/2022

“O plantio e o cultivo de árvores e plantas frutíferas contribuem com a agricultura de subsistência e familiar de nosso município, gerando renda e alimentação saudável de maneira simples e honesta”. Com esta explicação, o secretário de Agricultura e Pesca, Assis Oliveira, define a importância de ministrar a Oficina de Produção de Mudas de Cajueiro em São Miguel do Gostoso. O treinamento iniciou na última terça-feira (06/12) e vai até 23 de fevereiro de 2023.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, iniciou a Oficina de Produção de Mudas de Cajueiro na comunidade da Baixinha dos França com o intuito de fomentar a geração de renda às famílias e promover alimentação saudável. A capacitação é voltada, principalmente, aos moradores da zona rural, mas as vagas foram abertas a todos os interessados.

O treinamento é realizado em quatro etapas, sendo dividido em aulas práticas e teóricas, assim como visitas de campo, totalizando 15 horas/aula. O cronograma envolve atividades práticas de produção de mudas, plantio de castanhas, realização de enxertia e substituição de copas em cajueiro. “A intenção é prepararmos a comunidade para o cultivo de plantações em pequenos quintais ou grandes áreas de produção”, revela Assis.

A Oficina de Produção de Mudas de Cajueiro acontece parceria com a EMATER e é ministrada pelo próprio secretário Assis in loco, apresentando todas as etapas do preparo e plantio definitivo no campo, ferramentas necessárias e competências dos responsáveis pela cultura. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso e a Secretaria de Agricultura e Pesca promovem cursos, treinamentos e oficinas gratuitamente democratizando o acesso ao conhecimento.