Início  Notícia  Semana do Meio Ambiente promove preservação da natureza em São Miguel do Gostoso

Setor: Meio Ambiente.

Publicada: 12/06/2023

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Programa DEL Turismo, realizou a Semana do Meio Ambiente dos dias 05 a 08 de junho de 2023 em São Miguel do Gostoso. A ação reservou diversas atividades como caminhadas, ciclo de palestras, mutirões de limpeza nas praias e ruas da cidade, blitz educativa, cinema ao ar livre e apresentações culturais. Todo o cronograma contou com a participação dos estudantes da rede pública e de secretários municipais.

Concebida a partir das Câmaras Técnicas do Programa DEL Turismo na cidade, a Semana do Meio Ambiente envolveu várias entidades públicas e privadas no objetivo de promover a preservação da natureza e conservação do nosso planeta. O cuidado com a fauna e flora esteve em destaque com a participação do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), da UERN, e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM).

Os temas da reciclagem do lixo e atenção aos resíduos sólidos foram trabalhados pela equipe da MB Limpeza Urbana, em palestras nas escolas e ações práticas pelas praias e ruas da cidade, essa última com apoio da equipe de Limpeza Pública do Município. A distribuição gratuita de mudas de plantas ornamentais e frutíferas foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

“Esse é um momento de extrema importante para as nossa sociedade, onde a conscientização e mobilização fazem toda diferença no cuidado com o planeta. A natureza, animais e seres humanos agradecem”, declarou Assis, secretário de Agricultura e Pesca. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso executa o trabalho de plantio e distribuição de sementes e mudas para paisagismo e agricultura no município.

O secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Marcelo Maranhão, acompanhou toda programação de perto e destacou o empenho das equipes na promoção e realização desta ação. “É gratificante ver tantas crianças e pessoas envolvidas nas atividades propostas para a Semana do Meio Ambiente. Um tema tão sensível e importante para a humidade deve ser trabalhado constantemente e esta ação ressalta o valor desses pequenos gestos em direção a um planeta mais saudável e pessoas conscientes”, frisou.

As apresentações culturais da Semana do Meio Ambiente ficaram a cargo da Banda Marcial da Polícia Mirim e do Grupo de Pastoril da professora Micarla Farias. O cinema ao ar livre exibiu o filme As Aventuras de Sammy, com direito a pipoca e algodão doce grátis. Após o mutirão de limpeza nas praias urbanas, houve um belíssimo momento de soltura os filhotes de tartarugas que seguiram em direção a liberdade no mar aberto.

Essa ação celebra o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, promovendo a conscientização da comunidade e turistas. Demonstra também todo o compromisso da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso em manter a preservação do planeta como tema recorrente e sempre vivo. Agradecemos o importante apoio do PCCB, CEMAM, MB Limpeza Urbana, Demutran, Equipe de Limpeza Pública, Secretarias de Turismo e Comunicação, Agricultura e Pesca, e Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Veja mais fotos na galeria.