Início  Notícia  Senador Jean fala de verbas destinadas a São Miguel do Gostoso em live com prefeito, vice e secretários

Setor: Comunicação.

Publicada: 01/02/2021

O Giro pelo RN passou pela cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar, nesta sexta-feira (29). Senador Jean se reuniu com o prefeito Renato de Doquinha, seu vice, João Eudes, e os secretários em uma live no Facebook.

Jean vai rodar por diferentes cidades do Rio Grande do Norte neste mês de janeiro, e até o meio de fevereiro, para conversar com os prefeitos e com a população sobre as demandas de cada município.

Em 2020, o parlamentar percorreu o estado presencialmente no início do ano, sob a mesma proposta de debater as questões colocadas pelos representantes municipais e também os moradores de cada localidade. Contudo, em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, o senador decidiu que esse contato ocorrerá pela internet.

No encontro de São Miguel do Gostoso, o senador destacou a importância de estreitar a relação com os municípios, para direcionar melhor as parcerias do mandato com os gestores e acompanhar a execução dos recursos que venham a ser enviados para as cidades. “Nossa equipe está toda à disposição dos prefeitos”, acrescentou o parlamentar.

O prefeito Renato de Doquinha contou da parceria que estabelece com o mandato de Jean e reforçou o trabalho “sério e voltado para o Rio Grande do Norte” desempenhado pelo parlamentar. “Desde nossa primeira conversa percebemos o seu trabalho eficiente e sério”, corroborou.

Durante o encontro, Jean relembrou as emendas que destinou a São Miguel do Gostoso, que contemplam os setores da educação, agricultura, infraestrutura e turismo. Foram R$ 193 mil para a compra de um ônibus escolar e mais R$ 150 mil para a aquisição de um trator para a agricultura familiar.

Além desses recursos, Senador Jean destinou R$ 100 mil reais para a criação de produtos turísticos visando à revitalização da questão do marco zero do descobrimento. A verba é para São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande. As três cidades serão beneficiadas pelo projeto que tem por objetivo alavancar a tese de que os portugueses chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Norte.

Renato de Doquinha afirmou no encontro virtual que uma das principais demandas da prefeitura diz respeito à urbanização da Praia de Tourinhos. Jean lembrou ao prefeito que os R$ 250 mil também alocados por ele para uso em pavimentação do município podem ser uma saída para bancar um projeto para a praia, principal ponto turístico de Gostoso.

Saúde

O secretário e Saúde de São Miguel do Gostoso, Hugo Monteiro, falou na live das dificuldades que o Município encarou no enfrentamento à Covid-19 e disse que a prefeitura procurou, sempre, estabelecer rígidos padrões de prevenção ao novo coronavírus, para proteger a comunidade.

Além disso, Hugo também elogiou a logística do Governo do Estado na distribuição das vacinas enviadas ao Rio Grande do Norte. Em menos de 48h, todas as cidades potiguares já haviam recebido as doses.

Senador Jean reiterou os elogios à governadora Fátima Bezerra e contou que foi o parlamentar que mais destinou emendas para o enfrentamento à pandemia no RN.

Turismo e Banco Solidário

A secretária de Turismo e de Comunicação de Gostoso, Janielle Linhares, mostrou no encontro virtual a marca desenvolvida para a cidade. Ela contou que também foi elaborado um plano municipal de turismo para São Miguel do Gostoso, que é hoje um dos destinos mais procurados do país. A prefeitura tem atuado em conjunto com o Senac através do programa DEL Turismo, que presta consultoria aos gestores.

O vice-prefeito João Eudes aproveitou o espaço para lembrar a retomada do projeto do banco solidário, para a circulação da moeda “Gostoso” na cidade. Esse tipo de banco, estimulado a partir de 2012 pela Secretaria Nacional e Economia Solidária, serve para incrementar a economia local.

Jean adiantou ao prefeito, ao vice e a seus auxiliares que o mandato apoia a iniciativa e que ele já conversou pessoalmente com o presidente do banco central sobre o “Gostoso”. “Eu ando com um na carteira aonde eu vou”, revelou o parlamentar. O senador disse que vai ajudar como puder para a retomada do banco.

João Eudes reforçou os agradecimentos do prefeito pela visita virtual e elogiou o Giro pelo RN. “Excelente maneira de entender nossas demandas, nos ouvindo, e também de acompanhar a situação de cada município”, declarou.

As lives do Giro pelo RN continuam na semana que vem. O Giro segue com os encontros online três vezes por semana até meados de fevereiro.